IMESC

Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo

O IMESC é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. É o maior centro de realização de perícias nas áreas de Medicina Legal e de Investigação de Vínculo Genético da América Latina.

É reconhecidamente um órgão de excelência na área pericial, com renomada atuação no campo científico, quer seja pela contribuição na formação acadêmica de residentes em Medicina Legal e Psiquiatria Forense e capacitação contínua de seus peritos, quer pela difusão de conhecimentos (sobretudo por meio da publicação “Revista Temas IMESC”), além de ser pioneiro na utilização de recursos de telemática para a prevenção ao uso indevido de drogas por meio do INFOdrogas, criado em 1994 sob a denominação de Disque-Drogas Eletrônico.

O IMESC realiza perícias de investigação de vínculo genético, antes apenas pela análise de antígenos eritrocitários (sistemas ABO, RH, DUFF, MnSs, Kidd, Kell-cellano) e, a partir de 1995, também pela análise de antígenos leucocitários (HLA). Em 2000, houve uma remodelação tecnológica com a introdução da análise de locos polimórficos do DNA. No ano de 2005, foi implantada nova técnica para a coleta e a extração de DNA, por meio de cartões especiais, o que proporcionou maior celeridade, eficiência e segurança na realização dos exames. Em 2014, o Instituto passou a realizar, também, perícias de investigação de vínculo genético pela análise de amostras biológicas exumadas.

Com essas medidas, o IMESC acompanhou sempre todos os avanços da área, dispondo de tecnologia, infraestrutura e expertise para ser considerado um dos principais centros de investigação de vínculo genético do mundo.

O IMESC realiza, ainda, perícias na área de Medicina Legal e Psiquiatria Forense, tais como: perícias necessárias para o pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o Seguro DPVAT, que desde 1974 indeniza vítimas de acidentes de trânsito por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares; perícias psiquiátricas em réus presos, cujos laudos auxiliam os juízes das varas criminais na decisão dos pedidos de progressão de pena; perícias psicológicas em caso de suspeita de abuso sexual e violência doméstica; perícias para averiguação da regularidade da assistência médica prestada.

Além da sede, na Barra Funda (na zona oeste da capital paulista), o IMESC tem unidades descentralizadas no interior e no litoral do Estado, onde também são realizadas perícias médicas e coleta de material biológico para as perícias de investigação de vínculo genético.

As unidades descentralizadas de Medicina Legal estão localizadas em Araçatuba, Bauru, Campinas, Dracena, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Tietê.

As unidades descentralizadas para coleta de material biológico para perícias de DNA estão localizadas em Américo Brasiliense, Araçatuba, Bauru, Catanduva, Dracena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Taubaté, Tietê e Votuporanga.

Em 2019 foi assinado convênio entre o IMESC, a Secretaria da Justiça e Cidadania e a Coordenação de Integração da Cidadania para realização de coleta de material genético para as perícias de Investigação de Vínculo Genético, bem como palestras e atividades nas áreas de prevenção ao uso indevido de álcool, tabaco e outras drogas, violência doméstica e demais assuntos relacionados à demanda dos Centros de Integração da Cidadania (CICs).

O IMESC assinou, também, convênio com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para coleta de material genético nas 278 unidades dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos (CEJUSCs). Ajuste semelhante existe com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, para realização de perícias aos seus usuários em procedimentos extrajudiciais.

Serviços e informações

Endereço: Rua Barra Funda, 824 – Barra Funda, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3821-1200

Visitar site

Mais orgãos e entidades

* A Casa Militar e Defesa Civil é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
** A CGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
*** A PGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
**** A Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos está vinculada diretamente ao Gabinete do Governador;