Ipem-SP

Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Representa o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado de São Paulo.

Executa serviços essenciais para proteção do cidadão paulista em suas relações de consumo e exerce a verificação e fiscalização de:

  1. Instrumentos de medição – balanças, taxímetros, bombas medidoras de combustíveis, medidores de velocidade (radares), máquinas de medir café, metro comercial, entre outros;
  2. Produtos pré-medidos – pesados ou medidos sem a presença do consumidor, como a maioria dos produtos consumidos pela população: açúcar, arroz, feijão, manteiga, produtos de limpeza, papel higiênico, entre muitos outros, a exemplo também do botijão de gás de cozinha;
  3. Produtos com certificação compulsória – itens que só podem ser comercializados com o selo do Inmetro, garantia para o consumidor de que passou por ensaios e atendem a normas de segurança e qualidade. Brinquedos, bicicletas para crianças, capacetes, eletrodomésticos, entre outros. O Ipem-SP conta ainda com um Departamento de Metrologia Científica e Industrial onde oferece serviços em metrologia, calibrações e medições especiais com a emissão de certificados e laudos técnicos;
  4. Produtos têxteis – roupas, tecidos, tapetes, entre outros. Uma etiqueta deve estar presente obrigatoriamente e conter seis informações: indicação do tamanho, marca do fabricante, CNPJ, país de origem, composição têxtil e cuidados para conservação;
  5. Produtos perigosos – Os fiscais verificam se as condições do veículo e do equipamento (tanque de carga) que transportam produtos químicos e combustíveis líquidos estão dentro das normas de segurança do Inmetro.

O Ipem-SP conta ainda com um Departamento de Metrologia Científica e Industrial onde oferece serviços em metrologia, calibrações e medições especiais com a emissão de certificados e laudos técnicos.

Além dos trabalhos de fiscalização, o cidadão paulista tem na ouvidoria do Ipem-SP um importante aliado na defesa dos seus direitos. Reclamações, denúncias, esclarecimentos e elogios sobre os serviços prestados podem ser feitos por e-mail, carta, pessoalmente ou pelo telefone 0800-0130522, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

O Ipem-SP avalia e atesta a conformidade de produtos e serviços a pedido do cliente, sobretudo aqueles adquiridos em processo de licitação por meio do Departamento de Avaliação e Certificação que também realiza atividade relacionada ao controle metrológico legal na medição fiscal, transferência de custódia e apropriação da produção de petróleo (derivados líquidos), gás natural e biocombustíveis (álcool anidro, álcool hidratado e carburante).

Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior

Superintendente 

Serviços e informações

Endereço: 

Rua Santa Cruz, 1922 – Vila Gumercindo – CEP 04122-002- São Paulo – SP
Fone: 
(11) 3581-2000

E-mail: superintendencia@ipem.sp.gov.br

Visitar site

Mais orgãos e entidades

* A Casa Militar e Defesa Civil é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
** A CGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
*** A PGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
**** A Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos está vinculada diretamente ao Gabinete do Governador;