Governo de SP inicia testagem para Covid-19 na rede estadual de ensino

Coletiva: Serão 19,3 mil testes para os alunos e servidores da Secretaria da Educação; testagem terá início na região metropolitana de SP

qua, 14/10/2020 - 9h38 | Do Portal do Governo

*Atualizado às 13h50.

resumo em 3 tópicos

  • Testagem de alunos e servidores da Secretariada Educação para Covid-19 iniciará na região metropolitana de São Paulo
  • Em cada escola, serão testados 100 alunos e todos os servidores que atuam na respectiva unidade
  • Objetivo é identificar a frequência de contágio pelo novo coronavírus durante o período de volta às aulas presenciais

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (14) o início da testagem de alunos e servidores da Secretaria de Estado da Educação para Covid-19 em unidades de ensino localizadas na região metropolitana de São Paulo.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Plano São Paulo: balanços e protocolos para retomada
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Começa amanhã a testagem para o coronavírus de 19 mil alunos e servidores das escolas públicas estaduais. São 10 mil estudantes e 9,3 mil profissionais da educação das escolas em todas as regiões do estado”, explicou Doria reforçando se tratar de um inquérito amostral.

Coletiva de imprensa do Governo com a saúde

Em cada escola, serão testados 100 alunos e todos os servidores que atuam na respectiva unidade. No decorrer do mês, a testagem começa nas demais escolas previstas na estratégia, totalizando 100 unidades.

“Esta é uma medida de segurança não só para os alunos e servidores da educação, mas também para os pais, pois queremos identificar eventuais casos de coronavírus e possibilitar o isolamento e tratamento para a recuperação de infectados e, assim, evitar a transmissão da doença”, destacou Jean Gorinchteyn, Secretário de Estado da Saúde.

O objetivo é identificar a frequência de contágio pelo novo coronavírus durante o período de volta às aulas presenciais que, desde o dia 7 de outubro, é opcional para alunos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. A retomada das aulas está condicionada à autorização das Prefeituras e submissão de planos de retomada das unidades escolares às Diretorias Regionais de Ensino.