Fuvest 2024: vestibular da USP recebe inscrições até terça-feira (10)

Prazo foi prorrogado e candidatos têm tempo extra para a inscrição, ajustes no cadastro e pagamento da taxa; são 8.147 vagas nos cursos

dom, 08/10/2023 - 7h11 | Do Portal do Governo
Exame da Fuvest vai selecionar para mais de 8 mil vagas em cursos da USP – Arte sobre foto/Freepik

Estudantes que pretendem concorrer a uma vaga na USP no próximo ano ganharam um tempo extra para fazer a inscrição no vestibular da Fuvest: o prazo foi prorrogado até as 12h desta terça-feira (10). São 8.147 vagas em diversos cursos, distribuídos em sete campi, com opções na capital e no interior. A inscrição pode ser feita on-line neste link, depois é necessário gerar o boleto de R$ 191 para pagamento da taxa da prova.

Quem já se cadastrou no sistema de inscrição também pode contar com esse novo prazo para ajustar suas escolhas de curso e gerar o boleto de pagamento da taxa.

Para ajudar a tirar as dúvidas dos vestibulandos, o diretor executivo da Fuvest, Gustavo Monaco, e o supervisor acadêmico Fabio Rodrigues participaram de uma live na última terça-feira, 3 de outubro. O vídeo está disponível aqui.

A primeira fase da prova está agendada para 19 de novembro e a segunda fase, para os dias 17 e 18 de dezembro de 2023. As provas de competência específica acontecem entre 11 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024.

Guias para o vestibulando

Para também ajudar o vestibulando, a Fuvest disponibilizou quatro guias temáticos que compõem o novo Manual do Candidato. Os guias estão divididos de acordo com as necessidades de cada momento do candidato no concurso, do vestibular até a matrícula. Os guias estão disponíveis para download gratuito no formato PDF: Guia de Carreiras e CursosGuia de JornadaGuia de Provas e Guia de Inclusão e Acessibilidade.

Vagas oferecidas

Além da Fuvest, a USP terá mais duas formas de ingresso para os novos estudantes: o Enem USP e o Provão Paulista. Em todos os processos de seleção, a USP reservará 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

O número total de vagas oferecidas pela USP é de 11.147 . Para a seleção pelo vestibular da Fuvest, das 8.147 vagas oferecidas, 4.888 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP); e 1.206 para estudantes de escola pública autodeclarados pretos, pardos e indígenas (EP/PPI).

Para a seleção do Enem USP estão sendo destinadas 1.500 vagas: 685 serão para Ampla Concorrência, 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

O Provão Paulista é uma forma de avaliação seriada, que será aplicada pela Secretaria Estadual da Educação, aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais de ensino médio. Nesse programa, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).