Educação de SP divulga regra de Provão Paulista que dá acesso a universidades estaduais

Alunos da rede estadual estão automaticamente inscritos na avaliação; exame será realizado nos dias 28 e 29 de novembro

seg, 02/10/2023 - 15h44 | Do Portal do Governo
A publicação da Secretaria também trata sobre a divisão das vagas por curso em cada instituição

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou, em edição extra do Diário Oficial do Estado na sexta-feira (29), os detalhes e regras da aplicação do Provão Paulista Seriado, avaliação que permitirá ingresso direto nas universidades estaduais paulistas para 2024. O exame será realizado em duas datas, nos dias 28 e 29 de novembro.

Todos os estudantes da rede estadual de ensino estão inscritos automaticamente no Provão Paulista, assim como os alunos das escolas técnicas estaduais (Etecs) e escolas de aplicação da USP, Unesp e Unicamp.

A publicação da Secretaria da Educação também trata sobre a divisão do total de vagas por curso em cada uma das instituições parceiras: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e as Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs).

No total serão 15.369 vagas, distribuídas em:

– 1.500 para a USP;
– 934 para a Unesp;
– 325 para a Unicamp;
– 2.620 vagas para a Univesp; e
– 10.000 vagas para as Fatecs

Entre os cursos mais procurados em vestibulares do país, estão 558 vagas para as diversas áreas da engenharia, 89 para direito, 67 para medicina e 33 para psicologia.

Os alunos terão a partir de 1º de novembro para definir as opções de cursos que desejam frequentar no ano que vem. O site para a escolha será disponibilizado pela Secretaria da Educação, em parceria com as instituições.

As 15.369 vagas serão distribuídas proporcionalmente e igualitariamente entre alunos da rede estadual de ensino, Etecs, estudantes de outras redes públicas do país e, ainda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Alunos que estudam em escolas públicas fora do Estado de São Paulo interessados em participar do Provão Paulista devem se inscrever até próxima sexta-feira (6) por meio do site https://provaopaulistaseriado.educacao.sp.gov.br/. As provas serão aplicadas pela Fundação Vunesp.

Apesar de facilitar o ingresso nas universidades paulistas, o Provão Paulista Seriado não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem das seleções das quatro universidades e das Fatecs.

Para estudantes que estão na 3ª série do Ensino Médio, a prova será impressa e composta por questões de múltipla escolha nas áreas de linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias no primeiro dia (28); e questões de múltipla escolha para matemática e suas tecnologias e ciências humanas e sociais, além de redação, no segundo dia (29).

Outras séries

O Provão Paulista Seriado permite que alunos que hoje estão na 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental também comecem a construir a sua trajetória rumo à universidade, uma vez que a participação na avaliação será contabilizada a cada ano para as futuras seletivas dessas mesmas instituições.

Ou seja, os alunos que hoje estão matriculados na 1ª série farão o provão em 2023, 2024 e 2025. A somatória desses três anos será considerada para a classificação. Todas as regras a respeito desses alunos também foram publicadas pela Educação.