Atleta do Time SP bate recorde mundial de levantamento de peso e leva título inédito

Mariana D'Andrea conquistou primeiro ouro brasileiro na modalidade levantando 151 kg, maior marca da categoria na competição em Dubai

seg, 28/08/2023 - 16h44 | Do Portal do Governo
DownloadAlexandre Carvalho/CPB
Mariana D’Adrea celebra conquista em competição de halterofilismo

No último fim de semana, a atleta do Time São Paulo Paralímpico, Mariana D’Andrea, conquistou a primeira medalha de ouro do país no Mundial de Halterofilismo Paralímpico, que acontece em Dubai.

Além do feito, a atleta bateu recorde mundial na categoria até 79kg, levantando 151 kg e vencendo a nigeriana Bose Omolayo, até então era líder do ranking na categoria, e que nessa disputa levantou 150kg, ficando atrás da brasileira.

A prova teve outras quebras de recorde, que inicialmente era de Bose (145 kg, conquistado no Egito em 2022). Mariana suportou 141 kg (recorde das Américas), 146 kg (recorde mundial) e os 151 kg que garantiram a medalha de ouro e a nova marca recorde.

Com uma delegação que supera a convocada na edição anterior (18 participantes), a equipe brasileira conta com um total de 23 halterofilistas, com Mariana representando o Time SP. O Mundial de Halterofilismo Paralímpico está sendo realizado de 22 a 30 de agosto.

Time SP

Criado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Time São Paulo Paralímpico 2023 conta com R$ 6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 106 atletas de 14 modalidades, que representam o estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.

No mês de julho, 25 atletas do Time SP que participaram do Mundial de Atletismo Paralímpico, em Paris, conquistaram metade das medalhas brasileiras. (https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/time-sp-conquista-metade-das-medalhas-brasileiras-no-mundial-de-atletismo-paralimpico-em-paris/).

Em agosto, outros nove atletas do Time SP que disputaram o Mundial de Natação Paralímpica, na Inglaterra, ganharam 21 das 46 medalhas brasileiras.(https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/time-sp-conquista-21-medalhas-brasileiras-no-mundial-de-natacao-paralimpico/).

Também em agosto, atletas do Time SP fizeram bonito no Mundial de Canoagem Paralímpica, na Alemanha. (https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/atletas-do-time-sp-se-destacam-no-mundial-de-canoagem-paralimpico-e-garantem-vagas-nas-paralimpiadas-de-paris-em-2024/).