Fundação Procon-SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Fundação Procon-SP) tem por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa dos consumidores do Estado de São Paulo. Para tanto, conta com o apoio de um grupo técnico multidisciplinar que desenvolve atividades nas mais diversas áreas de atuação, tais como:

  • Educação para o consumo;
  • Recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços;
  • Orientação aos consumidores e fornecedores acerca de seus direitos e obrigações nas relações de consumo;
  • Fiscalização do mercado consumidor para fazer cumprir as determinações da legislação de defesa do consumidor;
  • Acompanhamento e propositura de ações judiciais coletivas;
  • Estudos e acompanhamento de legislação nacional e internacional, bem como de decisões judiciais referentes aos direitos do consumidor;
  • Pesquisas qualitativas e quantitativas na área de defesa do consumidor;
  • Suporte técnico para a implantação de Procons Municipais Conveniados;
  • Intercâmbio técnico com entidades oficiais, organizações privadas, e outros órgãos envolvidos com a defesa do consumidor, inclusive internacionais;
  • Disponibilização de uma Ouvidoria para o recebimento, encaminhamento de críticas, sugestões ou elogios feitos pelos cidadão quanto aos serviços prestados pela Fundação Procon, com o objetivo de melhoria continua desses serviços.

Criada pela Lei nº 9.192, de 23 de Novembro de 1995, e Decreto nº 41.170, de 23 de setembro de 1996, a Fundação Procon é uma instituição vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e tem personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira.

A Fundação Procon-SP é o ente público pioneiro na defesa do consumidor do Brasil sendo considerado sinônimo de respeito na proteção dos direitos do cidadão. Os frutos deste trabalho são colhidos a cada passo dado rumo ao equilíbrio e harmonização das relações de consumo, e à incessante busca, inclusive por meio dos serviços oferecidos pela instituição, para a melhoria da qualidade de vida da população bem como facilitar o exercício da cidadania.

Serviços e informações

Endereço: 

Rua Barra Funda, 930 – 4ºandar – CEP 01061-970
São Paulo – SP
Central de Atendimento: 151
Fax: (0xx11) 3824-0717

 

Canais de Acesso:

 

8º DP – Brás
R. Sapucaí, 206 – Brás, São Paulo – SP, CEP: 03170-050

 

27º DP – Campo Belo
R. Demóstenes, 407 – Campo Belo, São Paulo – SP, CEP: 04614-012

 

35° DP – Jabaquara
Av. Eng. George Corbisier, 322 – Jabaquara, São Paulo – SP, CEP: 04345-000

 

50° DP – Itaim Paulista
Rua Tibúrcio de Sousa, 760 – Itaim Paulista, São Paulo – SP, CEP 08140-000

 

78° DP – Jardins
R. Estados Unidos, 1608 – Jardim América, São Paulo – SP, CEP: 01427-002

 

PROCONSP – POSTO AVANÇADO ZUMBI DOS PALMARES
Av. Santos Dumont, 843 – Bom Retiro, Metrô Armênia, São Paulo – SP, CEP: 01101-000

 

Poupatempo Sé
Praça do Carmo S/N. Centro.

Horários de Atendimento: de segunda a sexta das 07h00min às 19h00min, e de sábado das 07h00min às 13h00min.

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Mais orgãos e entidades

* A Casa Militar e Defesa Civil é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
** A CGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
*** A PGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
**** A Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos está vinculada diretamente ao Gabinete do Governador;