Memorial da América Latina

Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1989, o Memorial é o mais monumental complexo cultural da América Latina. Erguido numa área de 84.480 m² ao lado do Terminal de Transportes da Barra Funda, possui espaços destinados a exposições, espetáculos musicais, festivais gastronômicos e um moderno auditório com capacidade para 1.788 pessoas Seu principal objetivo é difundir as manifestações latino-americanas de criatividade e saber.

O projeto cultural, idealizado por Darcy Ribeiro, busca ainda o estreitamento das relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina.

O Memorial foi estruturado em sete edifícios que funcionam de forma interdisciplinar e estão distribuídos em duas praças (Cívica e da Sombra) ligadas por uma passarela: Administração, Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, Auditório Simón Bolívar, Anexo dos Congressistas, Salão de Atos Tiradentes, Biblioteca Latino-Americana Victor Civita e Galeria Marta Traba de Arte Latino-Americana.

Serviços e informações

Endereço: 

Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda
São Paulo – SP, 01156-001
Fone: (0xx11) 3823-4600
Entrada gratuita de terça a domingo, das 9h às 18h.

Visitar site

Mais orgãos e entidades

* A Casa Militar e Defesa Civil é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
** A CGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
*** A PGE é um órgão técnico vinculado diretamente ao Gabinete do Governador;
**** A Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos está vinculada diretamente ao Gabinete do Governador;