Em Mogi Guaçu, colaboradores e alunos de escola criam projeto ‘Poesia no Varal’

Ideia surgiu dos funcionários da Escola Estadual Luiz Martini, como forma de acolher cidadãos que circulam pela região

sex, 15/05/2020 - 18h20 | Do Portal do Governo

Como forma de acolhimento das pessoas que circulam no entorno da Escola Estadual Luiz Martini, na região central de Mogi Guaçu, funcionários da unidade criaram o projeto “Poesia no Varal”, há três semanas, de modo a alegrar os cidadãos e reduzir o estresse em tempos de pandemia de COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). A inspiração veio de outro projeto, chamado “Varal Solidário”.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Segundo a diretora da escola, Fabiana Del Nero, a proposta surgiu no fim do ano passado, por iniciativa de alunos que moravam em um albergue e queriam ajudar moradores de rua, deixando roupas penduradas para doação, com o ditado: doa quem pode, pega quem precisa.

Assim como no projeto inspirador, o “Poesia no Varal”, a ideia é que as pessoas passem pelo local e levem alguma poesia, poema ou letra de música que gostaram para casa. “Esse é um compartilhamento de amor. Para mim, é maravilhoso e eu os estimulo a construir projetos e um ambiente que seja significativo para eles, tanto funcionários quanto estudantes”, ressalta a gestora.

Audrey Machado, agente de organização escolar e uma das idealizadoras do projeto, afirma que a iniciativa veio do esgotamento de todos os dias ouvir notícias tristes. “Pensamos em uma maneira de espalhar amor. Como a nossa escola é central e fica em uma rua movimentada, isso acaba chamando a atenção. Tivemos a ideia de fazer um varal e enchê-lo de poesias, o intuito é levar um pouco de esperança para as pessoas neste momento tão difícil, com um pouco de arte. Sabemos que vai passar, mas vamos passar com o coração quentinho”, comenta.

Além desse projeto, a escola estadual ainda conta com o “Conexão solidária Luma”, em que, via WhatsApp, são arrecadados mantimentos para a doação a quem mais precisa.