Unidades prisionais recebem apoio das prefeituras no combate ao coronavírus

Estabelecimentos penais da capital e Grande SP intensificaram higienização dos ambientes

seg, 20/07/2020 - 10h14 | Do Portal do Governo

A fim de conter a disseminação do novo coronavírus nos presídios, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) intensificou a higienização a partir de um trabalho conjunto com as prefeituras. No momento em que a união é um fator essencial para o enfrentamento da doença, municípios e estabelecimentos da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) têm se juntado para desinfecção dos espaços.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

As prefeituras de Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André, Guarulhos, Mauá, Itapecerica da Serra e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) têm enviado aos estabelecimentos penais caminhões pipa.

Já nos quatro presídios de Guarulhos, a Prefeitura Municipal visita semanalmente as penitenciárias e os Centros de Detenção Provisória (CDPs) para a higienização das áreas internas e externas. As ações utilizam água de reuso e incluem a lavagem tanto de setores administrativos como dos pavilhões habitacionais.

Em Santo André, além de auxiliar com o envio de caminhão pipa para a desinfecção do CDP, a prefeitura também cedeu bombas pulverizadoras, que aumentam o alcance da limpeza na unidade prisional e também permitem que a mesma seja feita com maior frequência e facilidade.

A Penitenciária “Mário de Moura e Albuquerque” de Franco da Rocha acordou com a Prefeitura de Cajamar, cidade vizinha à unidade, a realização de um bio sanitização de veículos oficiais e viaturas que realizam o transporte de reclusos.

As subprefeituras de São Paulo também têm colaborado com a SAP. Os Centros de Progressão Penitenciária (CPPs) Femininos do Butantan e de São Miguel Paulista e o Complexo de Pinheiros estão tendo seus espaços sanitizados com água e produtos químicos desinfetantes.