SP mira 30 mil testes diários de coronavírus com inclusão de exames privados

Governo do Estado já é responsável por 8 mil exames diários e vai incluir laboratórios particulares e empresas em cadastro público

seg, 08/06/2020 - 9h32 | Do Portal do Governo

resumo em 3 tópicos

  • Resolução da Secretaria da Saúde reforça obrigatoriedade de notificação de testes positivos e negativos por parte de prefeituras e laboratórios
  • Exames deverão ser notificados às Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de acordo com um modelo padrão
  • Plano SP disponibiliza protocolo de testagem para empresas que aderirem de forma voluntária à realização de testes

*Atualizado às 14h05

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (8) que a capacidade diária de testes de coronavírus em todo o estado deverá girar em torno de 30 mil exames com a inclusão de laboratórios privados e empresas. Atualmente, o Estado tem capacidade para processar 8 mil testes diários e estima contabilizar ao menos outras 20 mil checagens promovidas pela iniciativa privada em um amplo cadastro público.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Ao incluir testes da iniciativa privada ao monitoramento público, isso dará uma visão mais abrangente da pandemia e como combatê-la. Mais uma vez, São Paulo entende que transparência nos dados significa trabalhar melhor para vencer a pandemia”, declarou o Governador. “Massificar a testagem para diagnóstico é uma maneira de controlar a disseminação do vírus em São Paulo e no país”, acrescentou Doria.

Nesta segunda, uma resolução da Secretaria da Saúde reforçou a obrigatoriedade de notificação de testes positivos e negativos (PCR + sorológico) por parte de prefeituras e laboratórios, além de estabelecer penalidades a empresas que descumprirem a medida.

Coletiva de imprensa com áerea do governo e área da Saúde

A partir de agora, os exames deverão ser notificados às Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de acordo com um modelo padrão. O formato e processo de envio deverão seguir as indicações de arquivo digital disponível no site www.saude.sp.gov.br. O informe deverá ser imediato após a avaliação do resultado.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, destacou que a medida vai resultar em melhoria da notificação. “A testagem bem realizada e bem reportada é um pilar fundamental para o sucesso do controle da pandemia e para que a retomada consciente aconteça o mais rápido possível. Hoje, o Governo de São Paulo realiza 8 mil testes por dia, com a iniciativa teremos um aumento de 25 a 35 mil testes por dia.”

Protocolo para empresas

Já está disponível no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp o protocolo de testagem nas empresas, com recomendações sobre prevenção e monitoramento das condições de saúde de seus funcionários, colaboradores, fornecedores diretos e segurança de clientes.

Os protocolos foram elaborados com a Vigilância em Saúde do Estado e orientam como as empresas vão aderir de forma voluntária à realização e periodicidade de testes. São diretrizes e ações recomendadas para prevenção, triagem, testagem e contenção de casos. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico apoiará as empresas nos contatos com a Secretaria da Saúde.