Corredora que venceu câncer de mama participa de circuitos do Estado de SP

'A corrida foi o meu bote salva-vidas’, conta corredora após superar doença e adotar hábitos saudáveis

sex, 27/10/2023 - 8h37 | Do Portal do Governo
Secretaria de Esportes promove a segunda edição do Circuito Mais Mulher em celebração do Outubro Rosa

Em julho de 2021, Carla Netto recebeu o diagnóstico de câncer de mama. Após dez meses, 16 quimioterapias, 15 radioterapias e uma cirurgia, ela venceu a doença. Foi nesse período pós-tratamento que ela descobriu a corrida de rua. Começou a treinar e, em dezembro de 2022, completou a sua primeira prova.

“Antes de treinar, minha atividade física era caminhar até o carro. Com o tratamento para combater a doença, eu engordei 14 kg. Quando me recuperei, comecei a fazer caminhada e funcional, daí o pessoal que treinava comigo me convidou para participar de uma prova de 5 quilômetros. Fiz e fiquei muito orgulhosa. Desde então, não parei mais e até aqui foram 17 provas”, diz ela, que está completamente apaixonada pelo novo hobbie. “A corrida foi o meu bote salva-vidas. Me fez acreditar que sou capaz de fazer coisas difíceis, que posso chegar aonde eu quiser.”

A história de superação de Carla ganha ainda mais força em outubro, mês em que é celebrada a conscientização e prevenção do câncer de mama. Por isso, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, promove a segunda edição do Circuito Mais Mulher.

A estimativa é que o evento receba aproximadamente 7 mil corredores ao longo das suas quatro etapas, que acontecem em São Sebastião, Avaré, Santa Fé do Sul e Bauru. Veja todas as informações sobre inscrições e calendários aqui.

A prática de uma atividade física regular mudou por tabela alguns hábitos do dia a dia. “Antes eu quase não bebia água, agora eu estou sempre me hidratando. Administro também o que como. Tenho uma nutricionista que monitora todos os meus índices. Minha taxa de gordura corporal baixou de 36% para 19%. A meta é bater os 15%.”

E a carreira de corredora está apenas começando. Aos 49 anos, Carla revela metas ousadas para o futuro: ela vai correr ainda este mês uma prova de 10 km e, em 2024, para comemorar os 50 anos, encarará os 21 km da Meia Maratona de São Paulo pela primeira vez.