Governo de SP terá abrigo emergencial para acolhimento nas baixas temperaturas

Ação ocorrerá de quinta a sábado na Estação D. Pedro II do Metrô e é voltada para a população em situação de rua

qui, 13/07/2023 - 11h35 | Do Portal do Governo

O Governo de SP abrirá, nas noites dos dias 13, 14 e 15 de julho, o abrigo emergencial para a população em situação de rua da capital. O serviço aberto durante o período das baixas temperaturas funcionará na Estação Pedro II, da Linha 3 – Vermelha do Metrô. O objetivo é acolher e proteger a população em situação de rua nos dias mais frios.

O alerta da Defesa Civil prevê temperatura mínima de 8°C na capital paulista e RMSP durante as madrugadas de sexta, sábado e domingo.

O espaço tem capacidade para abrigar até 100 pessoas por dia, entre às 19h e 8h da manhã do dia seguinte. Conta com camas de campanha, colchões, cobertores e roupas de frio arrecadados pela Campanha do Agasalho, do Fundo Social de São Paulo. O local passou por uma revitalização recente com nova pintura providenciada pelo Metrô. Banheiros químicos também foram instalados para uso dos abrigados.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social fornecerá o jantar e café da manhã, por meio do programa Bom Prato, além de voluntários para receber os acolhidos e atendê-los durante as noites e madrugadas.

Os acolhidos receberão marmitex no jantar, no próprio abrigo, e fichas para tomar café da manhã no restaurante Bom Prato da rua 25 de Março.

As pessoas em situação de rua poderão levar seus pets, mas o abrigo não comporta grandes volumes, como carroças ou carrinhos. Também não será permitida a entrada com bebida alcoólica.

Para atender os pets, nesta quinta-feira, haverá um veterinário e também será servido ração para os animais. A Defesa Civil do Estado tem um centro de voluntariado com várias instituições, entre elas, o Conselho Regional de Medicina Veterinária, que se colocou à disposição para colaborar no abrigo emergencial.

O abrigo na estação Pedro II funciona sempre que a Defesa Civil emite alertas de temperaturas iguais ou menores que 10° C.