Dia Mundial dos Refugiados tem ação educativa para crianças afegãs em Guarulhos

Governo de SP promove atividades na Casa de Passagem Terra Nova, que abriga 48 pessoas em situação de migração e refúgio

ter, 20/06/2023 - 9h33 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno de SP: divulgação
Casa de Passagem de refugiados em Guarulhos

Inaugurada em fevereiro deste ano em reposta à crise humanitária dos refugiados, especialmente do Afeganistão, a Casa de Passagem Terra Nova Guarulhos abriga atualmente 48 afegãos, sendo oito famílias e treze crianças. O equipamento é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. As duas vagas remanescentes estão em quartos ocupados por famílias.

Para marcar o Dia Mundial dos Refugiados nesta terça-feira (20), o Governo de São Paulo promove uma ação voltada às crianças refugiadas no centro de acolhimento, com a presença da ONG Palhaço Sem Fronteiras. O grupo realiza apresentações com pedagogia especializada no atendimento a crianças em situação de crise humanitária.

São considerados refugiados aqueles que, em razão de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas, encontram-se fora de seu país de origem.

Desde o início do ano, o estado de São Paulo atendeu, acolheu e encaminhou cerca de 800 refugiados afegãos. A Secretaria do Desenvolvimento Social investiu R$ 2,5 milhões na abertura da Casa de Passagem Terra Nova Guarulhos e em imóveis compartilhados por refugiados na capital. A iniciativa da gestão estadual zerou o número de afegãos que estavam acampados no Aeroporto Internacional de Cumbica naquele momento.

O equipamento funciona como um ponto de apoio ao posto humanizado da Prefeitura de Guarulhos. O abrigo faz parte da Proteção Especial da Assistência Social e é gerido pela OSC Asbrad – Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude.

Atenção e carinho

O médico “S” — o nome do profissional foi omitido por questão de segurança — é um dos afegãos atualmente abrigados na Casa de Passagem.

Com funcionamento 24 horas, o espaço oferece apoio social, psicológico e jurídico, com atividades de convivência, pedagógicas e culturais. O refugiado elogia a forma como ele, a mulher e os cinco filhos foram recebidos após a saída do Afeganistão, em abril deste ano.

“Minha família e eu recebemos acolhimento, alimentação e apoio para acesso aos serviços públicos. Encontramos um atendimento humanizado e muito carinho por parte da equipe”, afirma.

O afegão ainda relata que sua família está recebendo ajuda de técnicas e educadoras para necessidades cotidianas. “Por exemplo, meus filhos estão na escola e recebem apoio em contraturno para as atividades escolares”, diz.

O médico atuava com treinamento de primeiros socorros para o Exército no Afeganistão, mas teve que fugir do país. “Decidi me candidatar a um visto humanitário para o Brasil e que foi aceito. Escolhemos São Paulo porque minha esposa está lutando contra um câncer e sabíamos que aqui seria possível continuar o tratamento”, relata.

O refugiado afirma que pretende permanecer no Brasil para atuar como pediatra e retribuir a atenção e o cuidado recebidos no país. “Para isso, tenho me empenhado nas aulas de português, que são ministradas diariamente no abrigo”, diz. Porém, ele não esconde o desejo de, um dia, poder retornar ao Afeganistão em segurança. “Mas somente se a situação política se modificar e não houver mais risco para a minha família.”

Desde a inauguração em fevereiro, a Casa de Passagem Terra Nova Guarulhos já acolheu 142 refugiados. O principal objetivo é oferecer abrigo e apoio para estrangeiros em processo de integração à sociedade no Brasil. Os refugiados recebem suporte para acessar serviços e políticas públicas, como benefícios de assistência social e acompanhamento médico.

Além disso, o abrigo também oferece cursos de português de segunda a sábado, auxiliando os refugiados a aprender o idioma local e facilitando a adaptação ao país. Essa iniciativa oferecer condições para que os refugiados tenham melhores oportunidades de inserção social e autonomia.

Além da Casa de Passagem em Guarulhos, o Governo do Estado oferece os seguintes serviços a refugiados:

• Casa de Passagem Terra Nova 1 – localizada na zona leste da capital, com 50 vagas;
• Cinco repúblicas para refugiados com 10 vagas cada uma, totalizando 50 vagas;

Todos os equipamentos vinculados ao Governo de São Paulo estão com 100% da capacidade ocupada. O restaurante Bom Prato de Guarulhos também fornece refeições a refugiados que permanecem no aeroporto.