Cinco exposições imperdíveis para visitar neste fim de semana no estado de SP

Museus da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo oferecem exposições imersivas para diversos públicos

sáb, 30/09/2023 - 10h11 | Do Portal do Governo
DownloadDiogo Moreira/A2IMG
O prédio do antigo Liceu de Artes e Ofício, atual Pinacoteca do Estado

No Museu Catavento, localizado no centro de São Paulo, a exposição “Santos Dumont: entre máquinas e sonhos” expõe a vida e as conquistas do inventor brasileiro Santos Dumont e sua relação significativa com as ciências. Através de detalhados painéis visuais interativos e dioramas, a mostra apresenta o nascimento das muitas inquietações de Dumont e traz réplicas em tamanho real dos aviões Demoiselle e 14-bis, o primeiro do mundo a voar, e um caça F5 da Aeronáutica.

A diversão será garantida também para as crianças e adolescentes, que poderão participar de oficinas de blocos de montar, quiz sobre a vida de Santos Dumont e oficina de aviões de papel.

O público que for aproveitar o fim de semana no Parque do Ibirapuera não pode deixar de visitar o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, que inaugura neste sábado a exposição “Xilogravura – Emanoel Araujo”. Na mostra, será possível conhecer mais sobre a produção artística do artista em sua juventude, permitindo reconhecer em sua poética tanto referências ao não-erudito quanto a mestres como Henri Matisse e Pablo Picasso.

Dominando a técnica da pintura em cerâmica com destreza, Alex ?ervený produziu uma série de trabalhos em azulejos, cujo conjunto constitui o maior já apresentado até hoje. Os admiradores do artista poderão conferir, na Pinacoteca de São Paulo, a exposição mais abrangente do artista, que reúne mais de cem obras, entre azulejos, cerâmicas policromadas, esculturas de bronze, pinturas e gravuras. Com rigor e coerência plástica, o artista criou um universo particular em que o ser humano, a palavra, a paisagem e o céu são os protagonistas.

As cores ditas ‘sagradas’ possuem simbolismos que buscam facilitar a conexão do indivíduo com o divino, com significados universais que transcendem barreiras étnicas e culturais. É isso que você poderá conhecer melhor na exposição “De Cor e Alma – A Cor na Arte Sacra”, no Museu de Arte Sacra de São Paulo, que traz 60 obras, entre pinturas, esculturas e objetos, de artistas diversos como José Ferraz de Almeida Júnior, Benedito Calixto, Jorge José Pinto Vedras, Manuel da Silva Amorim e Louis Pisani.

Para finalizar o roteiro, a exposição “Mirella Ricciardi: homenagem aos povos da Amazônia”, no MIS, apresenta 47 imagens produzidas em 1990 pela célebre fotógrafa italiana-queniana, em viagens a comunidades indígenas amazônicas. A exposição tem curadoria de Amina Ricciardi, filha da fotógrafa que tem dedicado os últimos 15 anos a catalogar e digitalizar o extenso acervo junto a sua mãe, com o jornalista Leão Serva.