São Miguel Arcanjo tem turismo ecológico, rural e parque da onça

A 182 quilômetros da capital, cidade tem parque com maior território contínuo de remanescentes da Mata Atlântica

dom, 16/07/2023 - 8h04 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno de SP
Cachoeira em São Miguel Arcanjo
Cachoeira em São Miguel Arcanjo, conhecida pelo ecoturismo

A cidade de São Miguel Arcanjo, distante 182 quilômetros da capital, vem se destacando como destino turístico do sudoeste paulista com uma vasta oferta de diferentes segmentos, em especial o Ecoturismo, o Turismo Rural e até o Histórico-Cultural. O destaque vai para o Parque Estadual Carlos Botelho, que é administrado pela Fundação Florestal, e tem mais de 37 hectares. Faz parte do maior território contínuo de remanescentes da Mata Atlântica juntamente com a Serra do Mar, o Vale do Ribeira, a Serra da Mantiqueira e a Serra de Paranapiacaba.

“Bom ressaltar que o Parque Carlos Botelho é Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco devido à sua importância socioambiental, cultural e histórica”, informa o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Roberto de Lucena.

Abriga florestas ombrófilas (também chamadas de florestas tropicais fluviais) densas, em que se destacam espécies como palmito-juçara, canela, jequitibá e figueira, cujo estado de preservação é considerado elevado. Em seu território, ainda há espécimes da fauna ameaçados de extinção: onça-pintada, anta, queixada.

“Possivelmente, o parque é a única unidade de conservação a abrigar o muriqui-do-sul e o mico-leão-preto”, completou o secretário.

São Miguel Arcanjo possui uma população de 32 mil habitantes e conta também com o Parque do Zizo, Parque Taquaral e Parque da Onça Parda, todos com altos índices de preservação da fauna e flora. Além das inúmeras trilhas e cachoeiras encontradas em belos cenários de Mata Atlântica, também são praticadas diversas modalidades esportivas como trekking, cascading, bike, jeep off-road, arvorismo e observação de aves. Frente a este cenário positivo para a atividade turística deste destino, que é Município de Interesse Turístico – MIT desde 2018, é visível a preocupação da cidade com o potencial turístico da região. Tanto que há um quiosque de informação turística na praça central, com variados folhetos de informação à disposição do turista, além do cuidado com a limpeza da cidade, e com os parques.

DownloadGoverno de SP
São Miguel Arcanjo tem fauna rica em espécies
São Miguel Arcanjo tem fauna rica em espécies

Turismo rural

Devido à sua riqueza agrícola, este destino desponta para o Turismo Rural com atrativos do segmento, possibilitando assim conhecer a região denominada Rota do Vinho, que enfatiza nova experiência. As atividades que se destacam nesse estilo de turismo são: “Colha e Pague” e “Vinícolas Artesanais”, que hoje se encontram formatadas e abertas para visitação, degustação e venda dos produtos diariamente. Além dos vinhos, produzem sucos de uva e algumas delas produzem geleias, doces em compota e outras guloseimas.

A colônia nipônica é um dos destaques da cidade, uma vez que envolve a maior biblioteca japonesa no Brasil com um acervo de 74 mil livros, dos quais 70% são de histórias em quadrinhos. A superbiblioteca, aberta à visitação diariamente, está localizada pouco mais de 25 km do centro da cidade, na “Rota do Imigrante Japonês”. Pelo Turismo Religioso o destaque vai para a Basílica Santuário de São Miguel Arcanjo. Com uma Igreja construída na década de 1950, foi oficialmente elevada à condição de Santuário em setembro de 2013. Agora, a Basílica – título concedido em 2018 – Santuário de São Miguel Arcanjo já está com um projeto em construção de um monumento em homenagem ao padroeiro, que terá 57 metros de altura, maior que a estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

A cidade de São Miguel Arcanjo
A cidade de São Miguel Arcanjo

Como chegar

Para ir até São Miguel Arcanjo, saindo de São Paulo, é preciso acessar a SP-280 (Rodovia Castello Branco) até a saída 78, a SP-075 (Rodovia José Ermírio de Moraes) até a saída 7-B, a SP-091/270 (Rodovia Celso Charuri), SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) até a saída 102, a SP-264 (várias denominações) e a SP-250 (Rodovia Nestor Fogaça).