Turismo em SP: conheça Torrinha, destino repleto de tradição, cachoeiras e muito café

Reconhecida por produzir um dos melhores grãos de café de SP, o município atrai visitantes também pela produção de artesanato e bordados

sáb, 03/06/2023 - 15h27 | Do Portal do Governo
DownloadSecretaria de Turismo e Viagens
Torrinha conta com atrativos naturais, religiosos, culturais e gastronômicos

A cidade de Torrinha, conhecida como “Pérola da Serra”, fica no centro do interior paulista, distante 260 km da capital. Pertencente à região turística Serra do Itaqueri, o muncípio de 10 mil habitantes sempre teve sua economia baseada no café, motivo pelo qual foi construída, em 1886, a Estação Ferroviária de Torrinha, significativo Patrimônio Histórico do estado.

Inteiramente restaurada, a estação está localizada no centro da cidade e desempenha importante papel no desenvolvimento dos setores criativos, acolhendo projetos como a Orquestra Torrinhense De Viola Caipira, a Escola de Luthieria de Viola Caipira, a Escola de Moda e Vestuário, a Escola do Vidro e da Cerâmica e o Memorial do Carnaval.

O Município de Interesse Turístico conta com atrativos naturais, religiosos, culturais e gastronômicos. “A Pedra de Torrinha é um exemplo de atração. Com formação geológica única, de 50 metros de altura, parece uma imensa torre cujo formato lembra um farol gigante, local muito procurado por turistas, além de oferecer um lindo pôr do sol”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Roberto de Lucena.

As cachoeiras torrinhenses também são destaques. Ao todo são mais de 50 catalogadas, entre abertas e particulares, sendo que três delas são acessíveis à população. Na cachoeira do Bissoli, há uma queda de 76 metros, localizada no Encontro das Águas – uma área da Mata Atlântica totalmente preservada, com árvores centenárias ao longo de toda a trilha. Há ainda a Cachoeira Bom Sucesso, também no bairro Paraíso, conhecida como Cachoeira do Cidão, e a Cachoeira do Mira, a mais próxima da cidade.

Quando o tema é Turismo Religioso, Torrinha dispõe do Mosteiro São Francisco de Assis Agromonges, que teve origem a partir de uma capela em homenagem a São José, construída por volta de 1920. Nos dias atuais, o mosteiro é um ponto turístico onde os visitantes podem desfrutar de momentos de tranquilidade e meditação, contemplando os jardins, a natureza em volta do local, a arquitetura, o cotidiano e o trabalho dos padres e monges. Os visitantes podem também adquirir lembranças do mosteiro, objetos de artesanato ou chocolates produzidos no local.

O Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), investiu para o Município de Interesse Turístico de Torrinh o montante de R$ 307,5 mil em 2022, em obras de infraestrutura turística.

Como chegar

Para ir até Torrinha, saindo da Capital, é preciso acessar a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) até a saída 134, a SP-304 (Rodovia Luís de Queiroz), vias urbanas de Piracicaba, a SP-304 (várias denominações) e a SP-197 (Rodovia Américo Piva).