Mãe exalta primeira chance profissional do filho: “Espero que ele cresça bastante”

Além da capacitação, Programa Jovem Aprendiz Paulista oferece vagas em empresas próximas à escola e à casa do estudante

qua, 26/04/2023 - 13h12 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Maria Ângela Carvalho dos Santos, de Vargem Grande Paulista, e o filho Isaac Gabriel Carvalho, de 14 anos

Com um sorriso no rosto, a cabeleireira Maria Ângela Carvalho dos Santos, de Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo, comemora a notícia da contratação do filho mais velho, Isaac Gabriel Carvalho, de 14 anos. Isaac foi selecionado como um dos primeiros beneficiados do programa Jovem Aprendiz Paulista, anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas nesta quarta-feira (26).

O programa incentiva as micro e pequenas empresas de São Paulo a contratarem jovens de 14 a 18 anos matriculados na rede pública de ensino por meio de benefícios ao empregador. Também oferece capacitação custeada pelo Estado e vagas de aprendizagem profissional próximas à escola e à casa do aluno.

Ciente das dificuldades para a entrada dos jovens no mercado, Maria Ângela destaca a importância de o filho adquirir experiência e responsabilidade. “Sou muito grata. Espero que ele cresça bastante”, afirma.

Com um investimento estadual de R$ 145,5 milhões, o Jovem Aprendiz Paulista vai ampliar as oportunidades para os adolescentes e a mão de obra para as micro e pequenas empresas. Na primeira etapa do projeto, são previstas 60 mil vagas de aprendizagem profissional.

A vaga também é próxima à casa da família, o que é um grande alívio para Maria Ângela. “Só de não pegar condução para o trabalho, já é um privilégio. O longo tempo de transporte torna tudo mais exaustivo”, disse ela.

Antes do programa, Isaac conta que teve dificuldade para conseguir uma oportunidade. Agora, porém, ele vive a expectativa do primeiro dia de atuação em uma papelaria perto da casa onde mora com a mãe e a irmã.

“Trabalho perto de casa é uma oportunidade muito boa, única. Minha mãe trabalha longe, meu pai também, e vejo o quanto é difícil. Então é algo muito bom e importante para eu começar a conquistar as minhas coisas”, disse.

Sobre o futuro, Isaac mostra ambição. “Conforme a gente vai crescendo, nossos sonhos vão mudando. Já quis ser policial, médico veterinário. Mas eu queria ser presidente do Brasil. É um sonho um pouco difícil de se conquistar, mas a gente precisa batalhar pelos sonhos”, acrescentou.

O Jovem Aprendiz Paulista ainda oferece acompanhamento semanal do jovem por um tutor durante a capacitação aplicada, que prevê o desenvolvimento físico, moral e psicológico do jovem. Também é previsto apoio total durante o trabalho, com ciclos de avaliação e monitoramento junto a pais e responsáveis.