‘Jovem virá motivado e será capacitado’, afirma microempresário que aderiu ao programa

Micro e pequenas empresas podem contratar aprendizes e aproveitar benefícios de qualificação dos jovens custeada pelo Governo de SP

qua, 26/04/2023 - 13h01 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Empresário Nouri Haddad, proprietário de uma loja de sonorização no centro da capital paulista, aderiu ao programa

O empresário Nouri Haddad, proprietário de uma loja de sonorização no centro da capital paulista, é um dos milhares de empreendedores que veem a contratação de um jovem como uma oportunidade de crescimento para seus negócios.

Com o lançamento do programa Jovem Aprendiz Paulista pelo governador Tarcísio de Freitas nesta quarta-feira (26), micro e pequenos empresários como Nouri terão incentivos para contratar quem tem entre 14 e 18 anos.

Com investimento estadual de R$ 145,5 milhões, o Jovem Aprendiz Paulista ampliará as oportunidades de aprendizagem profissional e prevê a contratação de 60 mil aprendizes, que serão estudantes da rede pública. O programa tem como objetivo não só abrir as portas do mercado para os alunos, mas também contribuir com a educação dos jovens e estimular o crescimento econômico de comércios e negócios locais, sempre com o envolvimento da família e comunidade.

Com décadas de experiência no mercado de eletrônicos, Nouri sabe da importância de atuar com jovens conectados às novas tecnologias para se manter competitivo. Para ele, a iniciativa é uma chance de renovar a empresa e potencializar as vendas.

“Recentemente, mudamos um pouco a loja para ampliar as vendas pela Internet e o contato com os clientes por meio das redes sociais. Por isso, vou contratar um aprendiz com menos encargos e burocracia e dar uma visão mais jovem para alguns dos nossos processos”, afirma.

Com o programa, o Governo de SP tem também como foco a mudança na trajetória de vida de milhares de jovens paulistas, principalmente a parcela mais vulnerável. O objetivo é estimular o crescimento econômico de negócios como o de Nouri, assim como padarias, mercados e pequenas indústrias, uma vez que o jovem terá acesso a vagas próximas ao local onde reside.

Além da loja de Nouri, diversos comerciantes em diferentes regiões do estado já começam a aderir ao Programa Jovem Aprendiz Paulista. Entre eles, está o microempresário Carlos Eduardo de Barros, do município de Vargem Grande Paulista, na Grande São Paulo. Para Carlos Eduardo, a oportunidade de contratar um jovem próximo ao seu negócio e com capacitação custeada pelo estado é vantajosa.

“O jovem virá até a loja motivado para trabalhar e será capacitado. Ele chegará disposto, já que mora próximo. Isso é muito bom. Foi uma das coisas que despertaram minha atenção para o programa. Vai dar muito certo”, afirmou.

O empresário destaca também a chance que o programa dá às micro e pequenas empresas de contribuir com a educação dos jovens.

“Sempre atuamos com a preocupação de contribuir com a educação aqui na cidade. E o programa nos permite isso também. Por isso, fui atrás do CIEE para fazer o cadastro como empregador. Agora é trabalhar”, disse.