Polícia de SP detalha estratégias de combate aos arrastões

Autoridades também apresentaram balanço positivo de ações no Dia dos Namorados

qua, 13/06/2012 - 18h22 | Do Portal do Governo

Representantes das Polícias Militar e Civil do Estado de São Paulo e das Associações de Bares e Restaurantes se reuniram nessa quarta, 13, para detalhar as estratégias de combate aos arrastões em estabelecimentos.  Para atuar imediatamente nesse tipo de combate, a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo está nomeando uma comissão permanente, que terá reuniões semanais ou quinzenais.  

LEIA MAIS:
Polícia apresenta balanço positivo de ações no Dia dos Namorados
SP define estratégias para combater arrastões em bares e restaurantes
Apoio da população ajuda no combate a arrastões

Dentre as ações que serão realizadas pela Comissão, estão: análise de riscos, adequação de um conjunto de boas práticas e respostas aos riscos, identificação das áreas mais vulneráveis e desenvolvimento de um mapa do crime com análise de tendências. Em conjunto, essas ações devem fazer com que a policia se antecipe aos criminosos e desenvolva estratégias específicas para os comandos locais. Também serão elaborados três índices: um de sensação de segurança, outro de confiança no trabalho da polícia e um terceiro sobre indicadores criminais.

Segundo Marcos Carneiro, delegado-geral da Polícia Civil, a cidade de São Paulo é uma metrópole onde os moradores têm como uma das principais atividades de lazer frequentar bares e restaurantes. “Esses estabelecimentos também ofertam muitas vagas de emprego, por isso estamos priorizando o combate a esse crime para proteger quem está trabalhando e quem está se divertindo.”

O projeto de vizinhança solidária, também anunciado ontem, será implantado inicialmente no bairro do Itaim. Haverá um cadastro de moradores e reuniões e palestras de sensibilização sobre o tema. “A polícia chega nos bandidos através de informação. E a ajuda dos proprietários de bares e restaurantes foi importantíssima”, disse Carneiro.

Do Portal do Governo do Estado