Governo investe R$ 29 milhões para fornecer água para 30 mil pessoas em São Sebastião

Sistema de abastecimento de água da Sabesp vai atender moradores da Barra do Sahy, Baleia e Camburi/Camburizinho

qua, 05/04/2023 - 13h01 | Do Portal do Governo

Foram iniciadas nesta quarta-feira (5) as obras de implantação do sistema de abastecimento de água para atender 30 mil pessoas nos bairros Barra do Sahy, Baleia e Camburi/Camburizinho, em São Sebastião. O investimento do Governo de SP, por meio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), é de R$ 29 milhões.

O empreendimento é parte dos esforços do Governo de São Paulo para reconstruir o Litoral Norte após as fortes chuvas e consequentes deslizamentos que aconteceram no Carnaval. A previsão é que todo o sistema seja concluído até dezembro deste ano.

“Desde que houve o desastre, foi feito um esforço conjunto envolvendo várias áreas do Governo de SP e iniciativa privada, para uma pronta resposta e o restabelecimento dos serviços essenciais. Agora, estamos verificando os gargalos e traçando ações que sejam estruturantes, sustentáveis para a sociedade”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

O novo sistema de abastecimento de água vai aumentar a cobertura do serviço em São Sebastião dos atuais 76% para 97%.

“O início dessas obras comprova a nossa disposição para avançarmos no compromisso de antecipação da universalização do fornecimento de água, independentemente de onde estejam os usuários, já que a água é um bem para todos”, disse o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo.

Serão construídas estruturas de abastecimento de água com cinco reservatórios, 68 quilômetros de adutoras e redes, estações elevatórias, seis boosters (equipamentos de pressão), além de dois poços profundos para o abastecimento da região do Sertão de Camburi, com capacidade de 15 l/s. Também haverá uma estação de tratamento de água (ETA) para a produção de 50 l/s para o abastecimento da Vila Sahy, Barra do Sahy, Baleia e Camburi Praia.

Atendimento emergencial

Desde as primeiras ocorrências de desastres no Litoral Norte, a Sabesp tem disponibilizado caminhões-tanque para abastecer todas as regiões de São Sebastião – mesmo as que não são operadas pela Companhia. São cerca de 140 mil litros distribuídos diariamente.