Governo de SP fomenta Turismo e Cultura e enaltece Orquestra Jovem em Campos do Jordão

Músicos iniciaram trajetória em projeto sociocultural do estado

sáb, 01/07/2023 - 16h39 | Do Portal do Governo

Brunch com a Orquestra Jovem da Osesp

O governador Tarcísio de Freitas assistiu neste sábado a uma apresentação da Orquestra Emesp Tom Jobim, no Palácio da Boa Vista, residência oficial de inverno do Estado. Tarcísio está na cidade para a 53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos principais eventos de música clássica da América Latina e que contribui no fomento à Cultura e o Turismo na região.

Pela manhã, o governador, a primeira-dama, Cristiane Freitas, e a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, participaram de um brunch com os jovens músicos. Tarcísio exaltou o talento dos músicos:

“Quero cumprimentar vocês pelo talento. Quando vemos essa iniciativa, vemos que futuros estão sendo transformados. Já há interesse de emissoras pelas apresentações e portas abertas no exterior. Basta que a gente abra a porta para que esse talento aflore. E estamos presenciando isso aqui”, declarou.

Durante a exibição da orquestra, cerca de 30 jovens se apresentaram divididos em três grupos, com instrumentos de sopro e cordas.

A secretária de Cultura também também parabenizou a “excelência e a dedicação” dos jovens, que classificou como “ouro da casa”. Segundo a secretária, já há convites para que a orquestra se apresente em outros países devido ao sucesso de um concerto no festival “River Run: arts nature impact“, que ocorreu em abril no The Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos.

Muitos dos jovens que hoje integram o grupo e se apresentam em diversas cidades do estado começaram a tocar no Projeto Guri, programa sociocultural do governo. Ele oferece aulas gratuitas de música para crianças e adolescentes no contraturno escolar.

A violinista Rayane Marques dos Santos, de 19 anos, viajou de Osasco para tocar em Campos pela primeira vez. “Para mim, é um privilégio tocar com meus amigos no palácio do Governador e para tantas autoridades. A música mudou minha vida, me deu responsabilidade e perspectiva”, relatou.

A jovem integrou o primeiro grupo a tocar, e depois se emocionou durante a apresentação dos colegas. “Todo mundo se esforçou muito. Eu vibrei por eles”, contou.

Serviço

O Festival de Inverno de Campos do Jordão começa neste sábado no município. A programação artística e pedagógica acontece de 01 a 30 de julho, contará com recursos de audiodescrição, e estará distribuída entre as cidades de Campos do Jordão – com três palcos – e a Sala São Paulo.

O Festival de Inverno de Campos do Jordão é promovido pela Fundação Osesp, pela Prefeitura de Campos do Jordão e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas.

História

Em mais 50 anos de história, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. Conhecido e respeitado internacionalmente, ele é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo. Por seus palcos passam mais de três mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.

Nomes do porte de Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, Hugh Ross, Mstislav Rostropovich, Michel Philippot, Kurt Masur, Dame Kiri Te Kanawa, Trio Beaux Arts, Ysaÿe Quartet e Le Poème Harmonique, entre muitos outros, brilharam nos palcos e classes do Festival.

Além da apresentação em concertos, esses grandes artistas também fazem parte da programação pedagógica do Festival, dando aulas e masterclasses a jovens músicos. Anualmente, estudantes de música de diferentes partes do mundo – sobretudo do Brasil, América Latina e América do Norte – escolhem o Festival de Campos do Jordão para se aperfeiçoarem.