Festival de Inverno de Campos do Jordão começa sábado com programação 100% gratuita

Governador e primeira-dama estarão na cerimônia de abertura, que terá apresentação da Osesp e do pianista britânico Stephen Hough

sex, 30/06/2023 - 16h50 | Do Portal do Governo

O maior festival de música clássica da América Latina começa neste sábado (1º) com 60 concertos totalmente gratuitos. Durante todo o mês de julho, a 53ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão terá atrações em três palcos no município localizado na Serra da Mantiqueira e também na Sala São Paulo, na capital.

O governador Tarcísio de Freitas e a primeira-dama Cristiane Freitas estarão na cerimônia oficial de abertura, às 20h30, em Campos do Jordão, com concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sob o comando do diretor musical Thierry Fischer e participação do pianista britânico Stephen Hough.

“O Festival de Inverno de Campos do Jordão é um dos eventos de música erudita mais tradicionais e importantes de todo o mundo, é um orgulho para o Governo de São Paulo organizar e promover um festival tão importante em parceria com a Fundação Osesp”, disse Tarcísio.

“Também reforçamos o nosso compromisso de democratizar o acesso à cultura e levar a música clássica a diferentes públicos que, muitas vezes, não têm acesso a concertos”, acrescentou.

Mesmo antes da cerimônia oficial de abertura, o público em Campos do Jordão poderá acompanhar atrações já na tarde deste sábado. A partir das 16h, no Parque Capivari, a USP Filarmônica se apresenta ao lado do Coro Acadêmico da Osesp com interpretações de canções como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “Yara”, de Anacleto de Medeiros.

A secretária estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, destacou a importância da oferta de acesso às apresentações sem cobrança de ingressos. “Nosso foco é oferecer ao público a melhor programação possível de maneira totalmente gratuita, levando em consideração o impacto que a pandemia teve em todo o setor cultural e, sobretudo, no funcionamento das orquestras”, explicou. Em 2020, a crise do coronavírus impediu a realização do festival.

A edição 2023 do festival terá 60 concertos divididos entre três espaços em Campos do Jordão: o Auditório Claudio Santoro, com apresentações de sexta a domingo; o Parque Capivari, aos sábados e domingos; e a Capela São Pedro, localizada no Palácio Boa Vista, também aos sábados e domingos. Na capital, a Sala São Paulo terá apresentações distribuídas entre a Sala do Coro, de terça a quinta, com ênfase em performances artísticas, e a Sala de Concertos aos sábados e domingos.

A programação artística em Campos do Jordão tem como destaques os concertos da Osesp neste sábado e no dia 29, com a regente mexicana Alondra de la Parra e o violoncelista americano-brasileiro Gabriel Martins; a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regida por Fabio Mechetti, celebrando os 150 anos de nascimento de Rachmaninov, no dia 7; a Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a batuta de Neil Thomson, em programa com compositores brasileiros, no dia 15; o Coro da Osesp, com a maestra Sofi Jeannin cantando as Luzes do Ártico, no dia 22; e a Camerata Antiqua de Curitiba, com orquestra e coro interpretando o oratório Joshua, de Haendel, no dia 28.

A Sala São Paulo também terá concertos de destaque aos fins de semana, como os da Orquestra do Festival, nos dias 9 e 29; das Filarmônicas de Minas Gerais, no dia 8, e de Goiás, no dia 16; e da Camerata Antiqua de Curitiba, no dia 29.

O festival também vai reunir uma variedade de grupos paulistas, incluindo a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra do Theatro São Pedro, a Osusp, a Sinfônica de Campinas e a GRU Sinfônica.

A programação completa desta edição do Festival de Inverno pode ser acessada no site oficial https://www.festivalcamposdojordao.org.br/programacao/.

Módulo pedagógico

No módulo pedagógico, o evento vai reunir 135 alunos e 42 professores. Os bolsistas terão duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara com os grupos britânicos Brodsky Quartet, que tocará a integral dos 15 Quartetos de Cordas de Shostakovich com os estudantes, e o quinteto de sopros London Winds, que permanece por uma semana participando de atividades educativas e artísticas.

Os bolsistas também vão atuar em um programa que inclui a estreia brasileira do Ballet Mécanique, de George Antheil, e Les Noces, de Stravinsky, com participação do Coral Paulistano e de quatro pianos, liderados pelo brasileiro radicado na Alemanha Paulo Álvares. Já os alunos de regência farão um concerto no Parque Capivari à frente da GRU Sinfônica.

Premiação

O evento também promove a entrega do tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, que homenageia o maestro criador do Festival de Campos do Jordão e é oferecido ao músico-bolsista de maior destaque de cada edição. O vencedor receberá bolsa mensal de US$ 1,4 mil e traslado para estudar por até nove meses na instituição estrangeira que escolher. Já a Fundação Osesp poderá premiar outros músicos que se destacarem ao longo do evento com bolsas na Academia de Música da Osesp.