Fique por Dentro: Dicas culturais para o fim de semana

Confira dicas de exposições e eventos para os dias 18, 19 e 20 de agosto em São Paulo e no interior

qui, 17/08/2023 - 16h45 | Do Portal do Governo

A dica cultural deste fim de semana é a Jornada do Patrimônio, que oferece uma programação especial e gratuita em museus estaduais. O tema desta edição é: “Se a Cidade, Se a Cidade Fosse Minha”.

As atividades acontecem em museus como da Língua Portuguesa. Por lá, os visitantes são convidados a identificar a presença negra em edificações da cidade em especial no bairro da Luz e no prédio que hoje abriga o museu. No período da tarde, serão apresentados ao público a trajetória e o trabalho do arquiteto Tebas, alcunha de Joaquim Pinto de Oliveira, um dos responsáveis pela construção de diversos espaços reconhecidos como patrimônio da cidade de São Paulo.

Ainda na região da Luz, o Museu de Arte Sacra promove uma caminhada pelo bairro, convidando os participantes a identificarem o patrimônio cultural reconhecido no trajeto.

Outra dica para quem estiver em São Paulo é a Festa do Chocolate, que será realizada da sede do Instituto Biológico, na Vila Mariana, Zona Sul da cidade. O público poderá conhecer e provar diversas variedades de chocolate produzido com o cacau paulista. Além disso, os visitantes poderão conhecer as ações de pesquisa e extensão que ampliam a produtividade e a qualidade da lavoura em todo o estado, por meio de oficinas e visitas à plantação de cacau no local.

E para o interior, a dica é a Festa do Peão de Barretos. Este é considerado o maior evento do segmento sertanejo na América Latina. A festa irá até o dia 27 de agosto e o público estimado é de 900 mil pessoas.