Fique por Dentro: Dicas culturais para o fim de semana

Confira dicas de exposições e museus para visitar nos dias 11, 12 e 13 de agosto em São Paulo e no interior

sex, 11/08/2023 - 16h16 | Do Portal do Governo


Para você que vai ficar em São Paulo neste fim de semana, uma dica é visitar a Pinacoteca, localizada na Praça da Luz, na região central da capita paulista, para conhecer a exposição “Marta Minujín: Ao vivo”. Esta é a primeira mostra panorâmica no Brasil de uma das artistas latino-americanas mais relevantes da sua geração.

O melhor de tudo é que após este passeio, você também pode passar na Pinacoteca Estação e Pinacoteca Contemporânea, que também possuem ingressos gratuitos aos sábados.

No Museu da Língua Portuguesa, também localizado na Praça da Luz, o clima é de celebração dos 50 anos do hip-hop, com o show Sant’Ana apresenta Trap de Favela. A apresentação será no sábado, no Saguão Central da Estação da Luz, do meio-dia a uma hora da tarde.

Outra dica pra quem estiver em São Paulo é visitar o Museu do Futebol, na praça Charles Miller, na zona Oeste, para entender um pouco mais da importância da Copa Feminina.

No sábado, a partir das 11 horas da manhã, acontece o jogo de adivinhação Mundo das Copas – Futebol de Mulheres, que utiliza números curiosos referentes às Copas do Mundo. Na parte da tarde, acontece o jogo “Que Rango é Esse?”. Nesta atividade, o público é convidado a adivinhar qual prato do mundo da bola os educadores estão falando.

Após participar das atividades ao ar livre, você pode conferir as últimas semanas da exposição Rainhas de Copas, que celebra e conta toda a trajetória do futebol feminino.

Para quem estiver no interior de São Paulo, nova exposição e pinturas ao vivo reúnem mais de 200 artistas na Semana de Portinari, evento promovido pelo Museu Casa de Portinari em parceria com a Prefeitura de Brodowski.

Ainda no interior, acontece a Semana Tupã, no Museu Índia Vanuíre, na cidade de Tupã. A edição deste ano é dedicada ao fascinante mundo do “Grafismo Indígena”, uma forma de arte ancestral que transcende os tempos e carrega a essência e os valores das diferentes etnias. O evento ocorre até o domingo com entrada gratuita.