Projeto Boletim Virtual é implantado no Hospital das Clínicas de Botucatu

Por meio de videochamadas, familiares de pacientes com COVID-19 internados em UTI recebem notícias diretamente dos médicos

sex, 29/05/2020 - 18h25 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Saúde

Em mais uma ação de humanização, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) implantou o projeto Boletim Virtual, para que os familiares de pacientes internados em UTI com diagnóstico de COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) tenham notícias diretamente dos médicos, por meio da realização de videochamadas.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Além do acolhimento, o Boletim Virtual busca esclarecer dúvidas e atualizar as principais informações os familiares sobre o paciente, que, devido ao diagnóstico, não pode receber visitas, já que uma das principais medidas do tratamento é o isolamento.

“Mesmo virtualmente, podemos garantir um acesso mais humanizado dos familiares às informações do seu ente querido,  em que o médico responsável pelo caso fala diretamente com os familiares por vídeo, esclarecendo todas as informações, dúvidas e dando todo o apoio e orientações necessárias”, explica a coordenadora do Serviço de Terapia Intensiva (SETI) do HCFMB, Patrícia Polla.

O projeto é uma iniciativa do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) da unidade em conjunto com o SETI do HCFMB, além do apoio do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e do Centro de Informática Médica (CIMED).

A gerente acadêmica do DGAA, Daniela Ponce, avalia que o Boletim Virtual ameniza o desgaste emocional e a ansiedade dos familiares. “Neste momento, a maior necessidade da família é saber sobre o estado paciente. E mesmo por telefone, podem surgir dúvidas ou insegurança. O Boletim Virtual permite que a equipe médica da UTI esteja à disposição destes familiares, para que eles se sintam acolhidos, seguros e confiantes no nosso trabalho”, finaliza.