Metrô de São Paulo
Linha 1 - Azul: em operação
Status - Em operação
Extensão total - 20,2 km
Demanda Estimada - 1,5 milhões de passageiros/dia
Estações - 23 estações - Tucuruvi, Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê, Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento, Sé, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Conceição, Jabaquara
Linha 15 - Prata
Status - Em obras até São Mateus
Extensão Total - 25,8 km entre estação Ipiranga, da CPTM e Hospital Cidade Tiradentes, do Metrô
Demanda Estimada - 500 mil passageiros por dia
Estações - Extensão Vila Prudente até Ipiranga, da CPTM, em estudos preliminares / Vila Prudente ao Oratório – extensão: 2,9 km - previsão de entrega: 2013 – estações: 2 / Oratório e São Mateus – extensão: 10,1 km – previsão de entrega: 2014 – estações: 8 novas, contando com Vila Prudente / São Mateus até Hospital Cidade Tiradentes – extensão: 11,4 km – previsão de entrega: 2016 – estações: 7
Investimento - R$ 5,4 bilhões
Linha 3 - Vermelha: em operação
Status - Em operação
Extensão total - 22 km
Demanda Estimada - 1,5 milhões de passageiros/dia
Estações - 18 estações - Palmeiras-Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República, Anhangabau, Sé, Pedro II, Brás, Tatuapé, Carrão, Vila Matilde, Gulhermina Esperança, Patriarca, Arthur Alvim, Corinthians-Itaquera
Linha 4 - Amarela: em operação
Status - 2ª fase em construção
Extensão Total - 9 Km de percurso da 1ª fase e 3,2 km da 2ª fase, totalizando os 12,2 Km de extensão
Demanda Estimada - A linha na 1ª fase atende cerca de 496 mil usuários/dia. Depois que as cinco estações da 2ª fase forem concluídas, com as 11 estações o trajeto poderá ser feito em 21 minutos, beneficiando cerca de 970 mil passageiros/dia
Estações - 11 estações, sendo 6 estações na 1ª fase - Faria Lima, Paulista, Butantã, Pinheiros, República e Luz; e 5 estações na 2ª fase: Fradique Coutinho (já inaugurada), Oscar Freire, Higienópolis-Mackenzie, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia
Investimento - R$ 5,4 bilhões nas duas fases
Linha 5 - Lilas: em operação
Status - Em obras para expansão até a Chácara Klabin
Extensão total - O trecho inicial de 8,4 km está em operacional desde 2002. A extensão de 11 km do trecho Largo Treze à Chácara Klabin, com 11 estações, está em obras
Demanda Estimada - 660 mil passageiros/dia
Estações - Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin/Campo Belo, Água Espraiada, Eucaliptos, Moema, AACD-Hospital do Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin.
Investimento - R$ 6,9 bilhões. 1º Trecho - Linha 5-Lilás – Trecho Largo Treze até Adolfo Pinheiro: cerca de 1 km / 1 estação / Previsão de entrega: 2013 / 2º Trecho - Linha 5-Lilás - Largo Treze até Chácara Klabin: 11,5 km de extensão e 11 estações / Previsão de entrega total do trecho até Chácara Klabin: 2015 / Previsão de Demanda de Passageiros/dia para Linha completa: cerca de 644 mil
Linha 6 - Laranja: em projeto
Status - Projeto executivo em desenvolvimento
Extensão total - 34,1 km
Demanda Estimada - 600 mil passageiros/dia no primeiro trecho Brasilândia - São Joaquim
Estações - No total serão 33 estações sendo no 1º trecho com 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, SESC Pompéia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. 2º trecho com 13 estações: Aclimação, Largo Cambuci, Alberto Lion, São Carlos, Parque da Moóca, Vila Bertioga, Vila Canero, Anália Franco, Montemagno, Renata, João XXIII, Vila Antonieta e Jardim Marília. E 5 estações no 3º trecho: ila Clarice, Centro de Convenção Pirituba, Velha Campinas e Morro Grande
Investimento - R$ 8,1 bilhões
Linha 2 - Verde: em operação
Status - Publicado edital de pré-qualificação para contratar trabalhos de construção das obras de prolongamento (Vila Prudente até Dutra)
Extensão total - 28,3 km (contando com o prolongamento)
Demanda Estimada - 1,7 milhão de passageiros por dia, contando com as futuras estações
Estações - 26 sendo: 14 estações construídas - Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp, Brigadeiro, Paraíso, Ana Rosa, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí, Vila Prudente. E 12 em projetos – Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Dutra
Investimento Total do Prolongamento - R$ 7,8 bilhões
Linha 17 - Ouro: em projeto
Status - Em construção o primeiro trecho
Extensão total - A nova Linha 17-Ouro será operada por monotrilho e fará a ligação do aeroporto de Congonhas com a rede metroferroviária. A linha terá 18 estações e 17,6 km de extensão
Demanda Estimada - 417 mil passageiros/dia. Trecho Aeroporto – estação Morumbi (Linha 9 CPTM) - extensão: 7,7 km - estações: 8 (Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi) / Trecho – estação Morumbi (Linha 9 CPTM) até estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela - extensão: 6,4 km - estações: 5 (Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi) / Previsão de entrega: 2015 / Investimento: R$ 6,2 bilhões / Trecho - Jabaquara-Jardim Aeroporto - extensão: 3,5 km - estações: 5 (Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista)
Investimento - R$ 3,1 bilhões
Linha 20 - Rosa: em projeto
Status - Modelagem final sendo estruturada pelo Conselho Gestor das PPP's
Extensão total - Serão 12,3 km de extensão e 13 estações
Estações - Lapa, Pio XI, Cerro Corá, São Gualter, Panamericana, Pedroso de Morais, Faria Lima, Jardim América, Jardim Europa, Hélio Pelegrino, Juscelino Kubitscheck, Vila Helena e Moema.
Investimento - Sem previsão
Linha 18 - Bronze: em projeto
Status - Projeto executivo em desenvolvimento
Extensão total - O traçado definido no projeto funcional prevê 20 km
Demanda Estimada - 266 mil passageiros/dia
Estações - 8 estações (+ 1 estação, Vila Carioca, em estudo), 4 terminais integrados, 2 pátios
Investimento - R$ 4,1 bilhões