Zoológico oferece mais atividades com o Programa de Parcerias

Principais destaques são educação e preservação ambiental

ter, 25/09/2007 - 11h16 | Do Portal do Governo

Até dezembro, cerca de seis mil crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino paulista terão a oportunidade de conhecer o Parque Zoológico de São Paulo de forma especial. Antes da visita aos animais, receberão explicações sobre a cadeia alimentar e, aí sim, seguirão para conhecer as espécies, com monitoria. Uma parte delas, na verdade, já conferiu a proposta, que começou a ser realizada no princípio do mês de agosto, diariamente, em dois períodos.

A programação, chamada de Zôo Cultural, é resultado de parceria da Fundação com a empresa Duratex, a mais recente entre várias com que a instituição tem estabelecido por meio de programa iniciado em 2002. Segundo o diretor-presidente da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, Paulo Magalhães Bressan, o Programa de Parcerias do Zôo foi instituído com o propósito de expandir a atuação do Parque “e tem sido muito eficaz nisso”.

“Quando se fala em parceria, a primeira idéia que pode passar é a da busca de recursos. Para nós, tem outra conotação, que é a união a empresas ou entidades com a finalidade de difundir o conhecimento e a educação ambiental”, garante.

Explica que a intenção é fortalecer cada vez mais o trabalho conjunto a fim de que o Parque Zoológico amplie sua atuação na disseminação da responsabilidade social. “O programa é resultado de uma mudança na cultura interna da Fundação, iniciada em 2001. Com ele, chegamos aos 50 anos abertos à sociedade como um todo e com uma contribuição mais efetiva no que diz respeito à questão ambiental”, avalia Bressan.

A data festiva será comemorada em 2008: fundado em 1958 com 482 animais, o Zôo de São Paulo é considerado o maior da América Latina em diversidade de animais. Em 2006, alcançou a maior marca em número de visitantes desde a inauguração, com 75 milhões de pessoas. “Assumimos a responsabilidade de oferecer mais do que lazer a esse grande público”, completa o diretor.

A recompensa à gestão empreendida veio em abril deste ano, com a certificação ISO 14001 para as unidades pertencentes à Fundação: Parque Zoológico, Zôo Safári e Unidade de Produção Rural – Araçoiaba da Serra, a Fazenda do Zôo. A certificação ISO 14001 é conferida às empresas que cumprem normas centradas na proteção ao meio ambiente. 

((entra boxe 1)) 

Benefícios para o público 

O Programa de Parcerias do Zoológico foi instituído no primeiro semestre de 2002 e levou à criação do Comitê para Parcerias com a Iniciativa Privada. Membro do Comitê e responsável pelo departamento de relações com o mercado, Maria Luiza Gonçalves destaca que cada proposta de ação conjunta é avaliada dentro dos parâmetros do sistema de gestão ambiental e da vocação da Fundação.

Patrocinadores – “Nossa maior preocupação é com a viabilização de projetos que revertam em benefícios para o público”, explica. Os patrocínios, segundo ela, são direcionados para melhorar a infra-estrutura e a programação. São exemplos a união com a Spal Indústria Brasileira de Bebidas S/A(Coca Cola Femsa), com patrocínio de placas indicativas e de identificação dos animais, aquisição de novos uniformes para os tratadores, construção e reformas de sanitários e recintos, além de ações de proteção ao meio ambiente, e com o Pet Center Marginal, que construiu e mantém um berçário para animais.

A DM 9 realiza campanhas publicitárias para o Zôo Safári; a Novellis colabora na produção de material educativo – painéis e folhetos; e a Sir Company gerencia a coleta seletiva de lixo realizada no Parque. A Toyotamontouno Zôoo seu Espaço Ecologia, opção de lazer e entretenimento direcionada à preservação do meio ambiente, de junho a agosto deste ano. A estrutura instalada pela montadora para a realização das atividades com os visitantes foi doada à Fundação, que pretende organizar oficinas no local. Há ainda a participação da Microsoft e da Gangue dos Bichos e negociações em andamento.

Simone de Marco

Da Agência Imprensa Oficial