Zoológico: Jandaias são levadas para creche para garantir sobrevivência

nd

ter, 28/11/2000 - 18h10 | Do Portal do Governo

Filhotes de jandaias, maracanãs e de cisnes, aves aparentadas com as araras e papagaios, estão sendo trabalhosamente criados na ‘creche’ do Setor de Aves do Zoológico de São Paulo, como garantia de sobrevivência de um número maior de exemplares.

Alguns dos filhotes foram retirados dos ninhos e passaram a ser alimentados artificialmente, porque este ano foi tão grande a postura, que os pais não têm condições de alimentar toda a prole, e o Zoológico não quer perder aves raras e até mesmo animais ameaçados de extinção.

‘Como as aves fazem a postura ao longo de vários dias, os filhotes nascem em datas diferentes … E quando os pais chegam no ninho para alimentar a prole, os filhotes mais velhos avançam e ficam com toda a comida e os que nasceram depois muitas vezes acabam não resistindo. Na natureza essas aves botam de três a quatro ovos por vez, mas geralmente só dois filhotes chegam à fase adulta’, acrescenta o biólogo Luiz Francisco Sanfilippo. E justamente para evitar a morte, estão sendo retirados os filhotes mais fracos de jandaia-de-cabeça-amarela, da arara-maracanã, da aratinga e da curica-de-cabeça-azul, entre outras.

Trabalho estafante

Para substituir a alimentação oferecida pelos pais, os biólogos e tratadores do Zoológico alimentam os filhotes a cada duas horas, inclusive durante a noite, fazendo que a equipe leve os filhotes para casa nas primeiras noites, dentro de um ninho aquecido ligado no acendedor do automóvel.

Cada filhote recebe no bico, com uma seringa sem agulha, uma papa feita com ração norte-americana, sendo preciso dar quantidades menores e mais freqüentes do que as que seriam oferecidas pelos pais, porque artificialmente não dá para acrescentar todas as enzimas gástricas das aves, para que o filhote não tenha problemas com a digestão.

Depois de uma semana, as refeições já podem ser mais espaçadas e com um mês, quando os filhotinhos perdem o instinto de cutucar repetidamente a seringa para pedir comida, como fariam com o bico dos pais, os tratadores passam a oferecer a papa cada vez mais sólida, em colher. Mais tarde entra a ração desenvolvida no próprio Zoológico, que contém farinha láctea, cálcio, beterraba, cenoura moída e ração para cachorro, que garante as proteínas.

Recorde de produção

Graças aos cuidados especiais, o Zoológico está comemorando este ano um recorde no nascimento dos filhotes de aves. Até agora já nasceram além das jandaias, maracanãs e da arara-canindé, 1 urumutum, 12 marrecas-caneleiras, 2 tadornas-ferrugíneas africanas, 8 marrecas asa-de-seda, 2 periquitos-reis, 1 macuco, 1 mutum-cavalo, 8 marrecas-carolina, 4 pionus-mentruus e há muitas outras aves chocando, tantas, que não se passa uma semana sem que sejam registrados novos nascimentos.