Zoológico de SP inaugura dois novos recintos de répteis

Locais atendem às necessidades biológicas e comportamentais dos animais e proporcionam aos visitantes ambientes cenográficos bem realistas

qua, 30/12/2015 - 18h18 | Do Portal do Governo

O público do Zoológico de São Paulo ganhou mais atrações: dois novos recintos para os répteis lagarto-rabo-de-macaco (Corucia zebrata) e jibóia-do-rabo-vermelho (Boa constrictor constrictor).

Com toda a infraestrutura que atende às necessidades biológicas e comportamentais dos animais, como chuva artificial, ambientação, aquecimento e tamanho adequado, a ideia dos novos espaços é proporcionar aos visitantes ambientes cenográficos bem realistas.

Sobre o lagarto-rabo-de-macaco
Espécie endêmica das Ilhas Salomão (Indonésia), que apresenta algumas características bem interessantes, a começar pelo comportamento social. Os indivíduos formam grupos familiares bem estruturados e reconhecem rapidamente outros que não fazem parte deles. É uma das poucas espécies de répteis que apresenta cuidado parental, sendo que, assim que o filhote nasce, fica agarrado no dorso ou próximo da mãe, que o protege e o estimula a se alimentar. Seu nome popular é devido à particularidade de possuir a cauda preênsil que o auxilia a se movimentar pelos galhos das árvores. O grupo exposto chegou ao Zoo em 2011, por doação do Zoo da Philadelphia, sendo que um dos indivíduos nasceu após a chegada do grupo ao Brasil.

Jibóia
Uma das espécies de serpentes mais conhecidas do Brasil, tanto devido às lendas que a envolve quanto ao seu porte, pois pode atingir até 4m de comprimento. A espécie em questão ocorre na Amazônia e Nordeste brasileiro, sendo frequentemente vítima do tráfico de animais silvestres. É uma serpente constritora que utiliza sua agilidade e força para apreender e asfixiar suas presas, que incluem principalmente aves e mamíferos de pequeno e médio porte. Possui uma coloração característica ao longo de seu corpo e listras vermelhas bem vivas em sua cauda. Um dos cinco exemplares exposto trata-se de uma fêmea de 3,5m de comprimento que foi encontrada por moradores nas ruas de Ubatuba (SP) em 2013. Por este ser um local fora de sua área de ocorrência natural, esta fêmea foi capturada pela Polícia Militar e posteriormente encaminhada ao Zoo de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado