Zoológico de São Paulo ganha nova moradora

Girafinha nasceu no início deste mês; espécie vive, em média, 28 anos em cativeiro

sex, 15/10/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Nasceu no dia 7 deste mês, a mais nova girafinha do Zoológico de São Paulo – o nome ainda não foi escolhido. Filha das girafas sul-africanas Cristal e Palito, que chegaram ao Zôo em 2007, o saudável filhote também fará companhia à Sapeca, que nasceu no parque há sete anos, e à Mel, outra sul-africana.

A gestação das girafas dura, em média, 420 dias – geralmente nasce apenas um filhote por vez ou, em casos raros, dois. Com cerca de 1 metro e 70 centímetros e 50 quilos, as girafinhas conseguem se levantar 20 minutos após o parto. A fêmea amamenta o bebê girafa durante os primeiros seis meses, no entanto, com duas semanas os filhotes já são capazes de pastar. Em cativeiro, a maturidade sexual do animal é atingida aos quatro anos de idade e a expectativa de vida é de 28 anos.

As girafas são típicas das savanas africanas e na natureza se alimentam de folhas altas e brotos de árvores, especialmente das acácias. No Zoológico, recebem dieta balanceada com ração, abóbora e bananas picadas, guandú (forragem de leguminosa), sorgo (cereal) e napier (capim elefante).

Ameaçada de extinção, a girafa é a espécie mais alta do mundo. As fêmeas chegam a atingir 4,3 metros enquanto os machos 5,3. Apesar do longo pescoço, possuem apenas sete vértebras cervicais, o mesmo número que os humanos. Já o peso médio do animal é de uma tonelada.

Do Zoológico de São Paulo