Zoológico de São Paulo ganha 11 filhotes de jararaca-ilhoa

Endêmica da Ilha da Queimada Grande, no litoral sul do Estado, espécie está criticamente ameaçada de extinção

sex, 03/03/2017 - 21h21 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação SMA
Filhotes nasceram pesando 10 gramas cada e completamente independentes da mãe

O Zoológico de São Paulo registrou o nascimento de 11 filhotes de jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), uma espécie criticamente ameaçada de extinção e endêmica da Ilha da Queimada Grande, localizada a cerca de 30 km da costa sul de São Paulo, próximo à Itanhaém e Peruíbe.

A entidade recebeu a espécie no final de 2014 para fins de conservação, porém, somente em 2016 os seis exemplares adultos foram apresentados ao público, na exposição “O Caminho da Serpente”, em um terrário inspirado na única ilha onde essa serpente ocorre.

Alguns meses depois foi constatado, por meio de exame, que a fêmea apresentava folículos bem desenvolvidos, prontos para gerarem filhotes. Desde então, exames pré-natais e ultrassons foram realizados até a visualização dos embriões.

A serpente foi separada do grupo para receber cuidados especiais da equipe técnica e algum tempo depois os filhotes nasceram, pesando 10 gramas cada, já completamente independentes da mãe e apresentando, desde pequenos, os hábitos arborícolas típicos da espécie.

As ações conduzidas pela Fundação Zoológico com a espécie contribuem para o “Plano de Ação Nacional para a Conservação da Herpetofauna Ameaçada de Extinção da Mata Atlântica da Região Sudeste do Brasil”, organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Sobre o Zoológico de São Paulo
O Zoo abriu suas portas em 1958, com pouco mais de 400 animais. Atualmente, a população é de mais de 3.200 animais, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados. O local mantém animais raros como os orangotangos, o gavial da Malásia, os rinocerontes-brancos, a ararinha-azul-de-lear, dentre outras espécies.

Por estar Inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, o Zoológico de São Paulo, também abriga espécies nativas da Mata Atlântica como bugios, bichos-preguiça, tatu, tucanos-de-bico-verde, entre outros.