Zoológico: Algumas espécies precisam de cuidados especiais no inverno

Controle de temperatura exige mais das aves, que são mais suscetíveis a problemas respiratórios

sex, 07/07/2006 - 11h53 | Do Portal do Governo

No inverno alguns animais necessitam de cuidados especiais como aquecedores para água, pedras artificiais aquecidas (com resistência interna), usados principalmente para os répteis como tartarugas, lagartos e cobras. Os répteis são animais de sangue frio, dependem da temperatura do ambiente para controlar a temperatura do corpo.

Já aquecedores de ambiente são usados para as aves e mamíferos. Independente do frio, o vento pode ser bastante prejudicial e, em alguns recintos são usadas barreiras plásticas ou esteiras nas laterais dos recintos. 

As aves são mais suscetíveis a problemas respiratórios, as penas servem como uma barreira de proteção contra as baixas temperaturas.

No frio, este controle de temperatura exige mais das aves, portanto, cuidados com a saúde e com os seus recintos são extremamente importantes.

Na rotina veterinária do Zôo, no inverno, algumas terapias são adotadas para aves com problemas respiratórios, como inalação e vaporização do ambiente onde estes animais ficam internados.

Enquanto isso, animais como pingüins, tigres siberianos e leopardos, nesta época do ano ficam mais a vontade, pois são espécies acostumadas a baixas temperaturas.

Da Assessoria de Imprensa do Zoológico

 

(AM)