Zoo SP terá centro de conservação da fauna silvestre

Local terá áreas de apoio técnico e de alimentação animal, espaços administrativos e operacionais e um complexo de recintos que alojará algumas espécies

qua, 17/06/2015 - 20h39 | Do Portal do Governo

Um espaço projetado especialmente para pesquisas e proteção da fauna é a novidade da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Trata-se do primeiro Centro de Conservação da Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (CECFAU). O local, que será inaugurado sexta-feira, 19, abrigará inicialmente cinco espécies de animais ameaçadas de extinção: mico-leão-preto, mico-leão-dourado, mico-leão-da-cara-dourada e tamanduá-bandeira, além da arara-azul-de-lear, cujo nascimento do primeiro filhote em cativeiro no Hemisfério Sul ocorreu em abril no Zoo.

O principal objetivo do CECFAU é promover, por meio de pesquisas e programas integrados, a conservação da fauna silvestre “in situ”, no próprio ambiente onde ocorrem, e “ex situ”, fora do ambiente natural, como aconteceu com a arara-azul-de-lear, espécie endêmica da região norte da Bahia. A unidade também desenvolverá estratégias destinadas à manutenção de espécies cativas geneticamente viáveis para programas de reintrodução e reforço das populações na natureza.

Com investimento de R$ 4 milhões, o centro conta com um espaço de 80 mil m² em Araçoiaba da Serra e terá áreas de apoio técnico e de alimentação animal, espaços administrativos e operacionais e um complexo de recintos que, inicialmente, alojará algumas espécies de tamanduás, pequenos primatas e arara-azul-de-lear.

Do Portal do Governo do Estado