Zoo Safári pede sugestões para batizar filhote de camelo

Crianças de até 12 anos podem votar para escolha do nome da camela, filha de Estela e Aladim

ter, 10/02/2009 - 15h09 | Do Portal do Governo

Estela e Aladim são os felizes pais de uma linda camela, nascida em dezembro último, no Zoo Safári, em São Paulo. Só que o filhote ainda não tem nome e os pais aceitam sugestões para batizá-lo. Por isso, o Zoo Safári está convidando crianças de até 12 anos para escolher o nome entre Yasmin, Thalia, Shakira ou Rani, que significa respectivamente flor de jasmin, botão de flor, graciosa e minha jóia.

Os organizadores da eleição estão aproveitando a oportunidade para, em clima de brincadeira, promover a conscientização da população, especialmente das crianças, para as questões ambientais e incentivar o respeito aos animais. Para votar, as crianças deverão, durante o mês de fevereiro, retirar uma cédula na bilheteria do Zoo Safári ou imprimi-la pelo site www.zoologico.sp.gov.br , escolher o nome e depositá-la em uma urna na saída do parque.

No dia 24 de fevereiro, às 15 horas, será feito o sorteio em frente à lanchonete do parque. A criança sorteada vai ganhar um presente-surpresa e ingressos para o Zoológico de São Paulo. Por isso, é muito importante que a cédula seja preenchida corretamente, com todos os dados solicitados para contato.

Os camelos, como Estela, Aladim e o filhote ainda sem nome, são animais herbívoros, com pelagem que varia do branco ao castanho-escuro. Diferencia-se do dromedário por possuir duas corcovas, chegando a atingir 2,5 m de altura e peso que varia de 300 a quase 700 quilos. Vivem em bandos, denominados cáfila, e aguentam condições climáticas verdadeiramente extremas, especialmente em áreas onde as temperaturas no verão podem chegar a 60 ºC de dia e à noite são inferiores a 0 ºC. São nativos de áreas secas e desérticas da Ásia.

São animais adaptados à vida no deserto. A sua pelagem esparsa e suave facilita a refrigeração do corpo, as patas de base larga impedem que se enterrem na areia e pestanas longas protegem os olhos do animal durante tempestades de areia. Os camelos foram domesticados para utilização como meio de transporte à semelhança do cavalo, sendo ainda produtores de leite e de carne. Chegam a viver 50 anos.

Da Secretaria do Meio Ambiente