Zoo instala passarela sobre avenida para travessia de macacos

“Transbugio” vai evitar atropelamentos de macacos

qua, 04/03/2009 - 15h03 | Do Portal do Governo

A área de 546 hectares que compõe o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga – PEFI representa mais de 10% da cobertura vegetal existente no Município de São Paulo. Um verdadeiro oásis, onde vive uma fauna diversificada incluindo bugios, preguiças, gambás, ouriços-cacheiros e outros. Isso sem contar o acervo de mais de três mil animais do Zoológico de São Paulo.

Um grande problema é que essa área é cortada pela Av. Miguel Stéfano, por onde passam dezenas de milhares de veículos, todos os dias. Atravessá-la constitui uma verdadeira aventura. Não são raros os atropelamentos de pedestres e de bugios. Bugios? Sim, bugios, esses simpáticos primatas que vivem livres e podem ser avistados fazendo grandes algazarras nas matas junto ao Zoo, Jardim Botânico, Secretaria da Agricultura e outros órgãos que fazem parte do PEFI.

Alguns casos de atropelamentos fizeram o biólogo Guilherme Domenichelli pensar em uma alternativa para evitar o sacrifício inútil desses animais. Depois de um ano de trabalho, que incluiu pesquisas e elaboração do projeto, o Zoo de São Paulo instalou em 26.02, o “Transbugio”, uma passarela construída com cordas e tubos de PVC, a cerca de 10 m de altura, sobre a Avenida Miguel Stéfano.

Segundo o biólogo, o trabalho incluiu consultas à Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, que desenvolveu o projeto “Macacos Urbanos”, em Porto Alegre, com a mesma finalidade de propiciar meios aos primatas para se locomoverem entre fragmentos de vegetação. Domenichelli lembra, ainda, equipamento semelhante foi instalado na Rodovia Transpantaneira para a proteção dos animais.

“Ainda não sabemos quando os animais começarão a utilizar o ‘Transbugio’”, afirma o biólogo. Mas a sua expectativa é de que, não só os bugios, mas também os bichos preguiça façam uso da passarela, além de gambás e ouriços, à noite. “Hoje, lembrou, durante a instalação do ‘Transbugio’ fomos abordados por algumas pessoas que avistaram um bicho preguiça atravessando a avenida. Fomos até o local e resgatamos o animal, o que mostra que a travessia é bastante comum.”

Se confirmada essa expectativa, os motoristas que utilizam a Av. Miguel Stéfano poderão apreciar a travessia de famílias de bugios, que chegam a medir quase 60 cm e pesar cerca de 7 kg, além da cauda preênsil de mais de meio metro. Esse primata é conhecido também como guariba, macaco ruivo e gritador barbado. A espécie ocorre na Mata Atlântica, da Bahia ao Rio Grande do Sul, alimenta-se de frutos e folhas e chega a viver aproximadamente vinte anos. Tem hábitos diurnos e chega a formar famílias de até 15 indivíduos.

Da Secretaria do Meio Ambiente