Zoo de SP tem um novo morador: Carimbó, um jacaré-açu

Animal veio de um zoológico na cidade de Belém que teve suas atividades encerradas pelo IBAMA e agora vive em um novo espaço de répteis

qui, 28/01/2016 - 14h36 | Do Portal do Governo

Um exemplar macho de jacaré-açu (Melanosuchus niger) com 3,92 metros de comprimento e cerca de 300 quilos é o mais novo morador do Zoo de São Paulo. Ele veio de um zoológico na cidade de Belém (Pará) que teve suas atividades encerradas pelo IBAMA, e precisava urgentemente de um local para morar.

Agora, Carimbó, como é chamado, vive no novo espaço de répteis do Zoo paulista, um local com toda infraestrutura voltada às necessidades biológicas e comportamentais desses animais.

Transporte do jacaré e adaptação
Uma equipe composta por três biólogos, um veterinário e um tratador foi mobilizada para ir até Belém e buscá-lo. Devido à distância, foi decidido que o meio mais adequado para o transporte do animal seria via aérea. Foram 10 horas de viagem e o animal não precisou ser sedado. Carimbó foi colocado em uma caixa confortável com temperatura ambiente, seguindo normas da cia aérea.

Quando chegou em seu novo recinto, no dia 11 de novembro de 2015, o animal saiu voluntariamente da caixa. Após cerca de 10 minutos, caminhou rapidamente em direção ao tanque com água e começou a explorar sua nova casa. Apresentou boa adaptação ao recinto e em poucos dias recebeu a primeira alimentação, com ótima aceitação.

A dieta no zoológico passou a ser oferecida duas vezes por semana e é constituída por carne de vaca, porco, peixe e frango. Durante o período de quarentena foi realizada a coleta de sangue para investigação do estado geral do animal, assim como outros exames para avaliação sanitária.

De acordo com o Zoo de São Paulo, Carimbó vem se mostrando bastante curioso, ativo e se alimenta com muita voracidade.

Do Portal do Governo do Estado