Zoo de SP inaugura recinto para casal de lontras

Estrutura e ambientação foram planejadas para atender a biologia da espécie

sex, 25/03/2016 - 17h56 | Do Portal do Governo

Ficou em São Paulo neste feriado? Uma ótima dica de lazer para o fim de semana é conhecer a mais nova atração do Zoológico de São Paulo: o recinto do casal de lontras. A estrutura e ambientação foram planejadas para atender a biologia da espécie.

São 174m² e um grande tanque, que proporciona ao público uma vista subaquática privilegiada. Também foram selecionados substratos variados, como areia, rochas, folhiços, grama, troncos e tocas, para garantir o bem estar dos animais.

Zoo de SP em festa: nascem mais espécies ameaçadas de extinção

O Zoo vem investindo em tecnologias para a construção de recintos modernos que reduzam o consumo de água, diminuindo significativamente as trocas nos tanques. O sistema de filtragem utilizado no espaço da lontra é constituído por mídias que promovem um tratamento físico (por meio de grãos de areia, pedritas e seixos), químico (antracito, carvão ativo e zeólito) e biológico da água. Após essas etapas, a água passa ainda por um reator de raio ultravioleta, que garante a esterilização e inativação de microorganismos, garantindo assim, qualidade hídrica e bem estar animal.

História do casal de lontras
Eles chegaram filhotes ao Parque, com cerca de 4 meses de idade, oriundos de resgate. Na época, por estarem bastante debilitados, não houve possibilidade de retorná-los à natureza.

Após os cuidados de diversos profissionais do Zoo, a fêmea “Queda”, vinda do IMA (Instituto de Mamíferos Aquáticos) resgatada na Ilha de Itamaracá, e o macho “Susto”, encontrado na região de Piedade, interior de São Paulo, tiveram uma nova oportunidade.

Hoje, os pequenos brincalhões estão com quase 5 anos.

Do Portal do Governo do Estado