Zoo de SP apresenta mais dois filhotes de arara azul: Flora e Benjamin

Teobaldo, primeiro filhote de arara-azul-de-Lear a nascer em cativeiro no Brasil, ganhou quatro irmãos e seus pais já estão encomendando novos bebês

dom, 12/06/2016 - 8h01 | Do Portal do Governo

Lembra do Teobaldo? O primeiro filhote de arara-azul-de-lear nascido em cativeiro no Brasil? Ele mesmo! Fruto de um sucesso reprodutivo da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, Teo agora tem quatro irmãos.

A arara-azul-de-lear, conhecida cientificamente como Anodorhynchus leari, não se reproduz facilmente em cativeiro. O Zoológico recebeu o primeiro exemplar da espécie em 1986. O animal permaneceu na Fundação por dez anos. A partir de 1996, novos exemplares foram recebidos e passaram a ser alojados em recintos fora da exposição ao público, sem registros de nascimentos.

E depois de nascer Teobaldo em 2015, a cegonha não parou: os pais do Teobaldo apresentaram comportamento reprodutivo e, no início deste ano, nasceram dois filhotes – Bento e Benício, nos dias 22 e 25 de fevereiro.

Para a surpresa da equipe do Zoo, nos dias 15 e 17 de abril, a família ganhou mais dois filhotes – Benjamin e Flora. Os ovos foram incubados pelos pais, porém, não foi possível deixar os filhotes sob seus cuidados, já que não havia indícios de que estavam sendo alimentados. Assim, optou-se por criá-los artificialmente.

Se tudo correr bem, mais filhotinhos estão chegando por aí. O casal realizou uma nova postura no final do mês de maio e a incubação dos ovos está ocorrendo de forma natural.

Quer acompanhar tudo o que acontece na rotina da família do Teobaldo? Siga a página no Facebook “Família Lear” – www.facebook.com/familialear.

Do Portal do Governo do Estado