Zona Oeste da capital recebe Jornada da Cidadania

População local contará com serviços gratuitos para toda a família neste sábado, 19

sex, 18/02/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), realiza, neste sábado, 19, das 10h às 16h, o projeto Jornada da Cidadania. O CIC Oeste promoverá o evento itinerante Escola Profº José Barbosa de Almeida, localizada na Av. Elísio Teixeira Leite, 3000, na Vila Yara/Morro Grande.

Durante o dia, a população local contará com serviços gratuitos para toda a família, como: emissão da primeira via de RG; segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; primeira e segunda via de Carteira de Trabalho; cabeleireiro; algodão doce; biblioteca animada; apresentação do canil; teste rápido de HIV e orientação, apresentação dos bombeiros, pula-pula, piscina de bolinha e atividades com a Policia Ambiental.

A Defesa Civil participará do evento através de palestras de orientação e distribuição de material sobre prevenção em situações de deslizamentos, tempestades e enchentes. Na área de saúde, a comunidade poderá fazer exames de odontologia e oftalmologia, além de medição de pressão e teste de diabetes. Na área jurídica, a Defensoria Pública, o Procon e o Conselho tutelar prestarão apoio e orientação.

Para os que estão na busca por um emprego, serão feitos cadastros em empresas além de orientações sobre empreendedorismo. Para as mulheres, o Centro de Referência da Mulher, irá fazer a inscrição para cursos profissionalizantes.

O Jornada da Cidadania é um evento onde cada posto fixo do CIC oferece prestação de serviços públicos itinerantes a populações de baixa renda em regiões periféricas, para promover o exercício da cidadania e contribuir para a melhoria da qualidade de vida local.

Estão envolvidos no evento a Escola Estadual José Barbosa de Almeida, a Policia Militar, a SERT, Conexão e RE Estágios, Defesa Civil, Centro de Referência da Mulher, Ajutra, Procon, Defensoria Pública, Subprefeitura da Freguesia do Ó, Parceiros internos do CIC Oeste e a comunidade.

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para tanto, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (norte, sul, leste e oeste), além dos municípios de Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas, com atendimento à população de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Nas unidades do CIC, a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Serviço
Jornada da Cidadania – CIC OESTE
Data: dia 19 de fevereiro 2010
Horário: das 10 às 16 horas
Local: Escola Profº José Barbosa de Almeida
Endereço: Av. Elísio Teixeira Leite, 3000 – Vila Yara – Morro Grande
Telefone: (11) 3942-5898

Da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania