Zona Leste ganha tratamento gratuito de “bexiga caída”

Atendimento especializado será feito no Hospital Estadual de Sapopemba

sáb, 05/05/2007 - 11h00 | Do Portal do Governo

As mulheres da zona leste de São Paulo ganham a partir desta segunda-feira, dia 7, um serviço especializado no tratamento e correção de incontinência urinária, popularmente conhecida como “bexiga caída”. O atendimento, totalmente gratuito, será disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde no Hospital Estadual de Sapopemba.

Cerca de 80 mulheres da região deverão ser beneficiadas mensalmente com o novo serviço. As pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde municipais passarão por avaliação médica e por exames de urodinâmica, que indicam a capacidade que a bexiga possui de reter ou eliminar a urina.

Havendo necessidade, a paciente será encaminhada para cirurgia. Em outros casos será indicado apenas tratamento com medicação, sob orientação de um urologista.

“É mais uma conquista para a zona leste. Com esse novo serviço será possível proporcionar maior qualidade de vida às mulheres que hoje sofrem de incontinência”, afirma o diretor do Hospital Estadual de Sapopemba, Leonardo Ceccon.

Além de perda involuntária de urina, a bexiga caída pode causar dermatites, como assaduras, gerando desconforto nas pacientes. As mulheres com esse problema normalmente apresentam quadros de depressão, se isolam e restringem o contato social.

O Hospital Estadual de Sapopemba fica na rua Manoel França dos Santos, 174, zona leste da capital.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

(R.A.)