Zona Leste ganha em desenvolvimento com Complexo Viário do Polo de Itaquera

Obras devem beneficiar os cinco milhões de moradores da região, que receberá o estádio responsável pelo jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014

qua, 29/05/2013 - 8h04 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado está empreendendo diversas obras de infraestrutura e mobilidade no distrito de Itaquera, zona leste da capital. As obras do Complexo Viário do Polo Itaquera devem beneficiar cerca de cinco milhões de habitantes da região leste, que no final de 2013, receberá o estádio responsável pelo jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A primeira etapa das obras teve início em setembro de 2012 e incluem avenidas, viadutos, adequações e modernizações viárias, além da implantação de uma via expressa em mergulho (pista subterrânea). O Governo do Estado está investindo R$ 345,9 milhões no empreendimento, que deve ser concluído em março de 2014.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, “o legado para a região vai ser muito grande, porque essas obras são para a cidade. Novas avenidas, passarelas, todas obras permanentes”, disse. O desenvolvimento local ainda poderá equilibrar a relação moradores/postos de trabalho, diminuindo o fluxo de pessoas que se deslocam para outras regiões da cidade diariamente para trabalhar ou estudar.

Em abril deste ano foi iniciada a segunda etapa do Complexo, que receberá investimento de R$ 61,4 milhões. As intervenções incluem dois viadutos, um pontilhão sobre o Rio Verde para passagem de veículos na Avenida Rosa Campanella, além de adequações viárias para o acesso ao novo estádio do Corinthians.

Estão previstas ainda alças viárias que criarão uma alternativa à Avenida Radial Leste, melhorando o tráfego na região e o acesso ao bairro e uma passarela, que fará a ligação da região Norte do bairro de Itaquera ao futuro estádio. A passarela irá sobrepor os trilhos do Metrô e da CPTM e as Avenidas Radial Leste e José Pinheiro Borges.

Investimento em transportes 

O Governo do Estado também fará investimentos no Metrô e na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além da implantação do Polo Tecnológico Etec/ Fatec na região, uma série de equipamentos públicos, um fórum, uma unidade do Senai, um Centro de Convenções e um polo tecnológico.

Do Portal do Governo do Estado