Zona leste de SP conta com ações para promover a segurança alimentar

Coordenador de órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento visitou a região para conhecer projetos no setor

ter, 26/06/2018 - 16h46 | Do Portal do Governo

Representantes da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), ligadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, visitaram a zona leste da capital paulista para o acompanhamento de programas de segurança alimentar e fortalecimento da agricultura na região.

A atividade foi realizada na última sexta-feira (22), em conjunto com o coordenador da Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), da prefeitura de São Paulo, Aurélio Costa de Oliveira.

Fortalecimento

O coordenador da Codeagro, José Valverde, e o integrante da Cosan foram recepcionados pelo prefeito regional de São Miguel Paulista, Edson Marques. As ações conjuntas incluem a implementação e o fortalecimento de projetos já existentes, bem como a ideia de novos programas que atuam em áreas relacionadas à segurança alimentar e nutricional, a exemplo da educação e do meio ambiente.

“Não há como falar em segurança alimentar sem levar em consideração a intersetorialidade do tema. Assim, o setor público precisa estar alinhado com a sociedade civil. Essa integração tem sido uma orientação do governador Márcio França e do secretário de Agricultura e Abastecimento, Francisco”, ressalta José Valverde.

Segundo o coordenador, uma das diretrizes da pasta é atuar de forma integrada nas propostas que tenham como foco principal o desenvolvimento de ações e programas de implementação de hortas comunitárias, com viés de sustentabilidade.

“Essa integração é importante por dois princípios básicos: primeiro, a promoção da educação ambiental e sobre segurança alimentar. Em segundo, por propor uma reflexão à sociedade sobre o desperdício de alimentos”, enfatiza o prefeito regional, Edson Marques.

Hortas

Os gestores públicos também conheceram a horta comunitária desenvolvida pela Associação Ambiental Primo Verde, na Vila Nova União, área da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), na zona leste da capital. No local, José Valverde sinalizou ações com técnicos da Codeagro e outras atividades com o apoio da CDHU.

“Estamos atuando em conjunto com a equipe técnica da CDHU. Integrar ações de hortas urbanas e comunitárias nas áreas habitacionais é premissa do Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos”, acrescenta o coordenador.

Vale destacar que a Associação será contemplada com o kit de sementes, do “Projeto Hortalimento”, que busca promover o acesso à alimentação adequada, de modo permanente e sustentável, além de contribuir para o desenvolvimento regional, com a geração de trabalho e renda.

Leitura

Conscientizar a população sobre a importância de manter a alimentação saudável também foi um dos assuntos abordados durante a visita dos gestores públicos. No Ponto de Leitura da Vila Mara, ao lado do prefeito regional, Edson Marques, José Valverde e Aurélio Costa de Oliveira conheceram o projeto destinado à comunidade, mantido com recursos públicos.

O espaço conta com acervos literários e receberá doações das publicações do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans), com assuntos voltados à alimentação saudável. “Doaremos algumas das nossas publicações, com o objetivo de conscientizar os moradores sobre a importância de manter uma alimentação saudável”, afirma José Valverde.

Abastecimento

Na Central Leste de Abastecimento, administrada por Moisés Lucas, a visita teve objetivo de estimular o abastecimento e fortalecer os permissionários locais. Há pouco mais de oito meses à frente da gestão, Moisés Lucas comemora os avanços do local, que possui 7.600 m².

O coordenador da Cosan destacou o funcionamento da Central de Abastecimento. “Estamos com toda a demanda de atendimento normalizado, graças ao esforço de todos para que o setor não ficasse ainda mais prejudicado, após a crise da greve dos caminhoneiros. Os permissionários já contam com a normalidade tanto na entrega como na logística”, diz Aurélio Costa de Oliveira.