Zona Leste da Capital tem fim de semana com exames gratuitos, massagem e limpeza de pele

Feira de Cidadania e Saúde, no Tatuapé, também terá emissão de documentos, corte de cabelo e maquiagem para a população

sex, 20/08/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, em parceria com 46 instituições públicas e privadas, programou um final de semana diferente na cidade de São Paulo, com exames, orientação médica, massagem, maquiagem e limpeza de pele gratuitos para a população. A expectativa é que pelo menos 20 mil atendimentos sejam realizados, na zona leste de São Paulo.

A ação faz parte da Feira de Cidadania e Saúde, que acontecerá neste sábado e domingo, 21 e 22, nos shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé. Participam da iniciativa serviços estaduais como o Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Heliópolis e Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia.

Serão montadas 35 tendas nos dois shoppings, que irão oferecer diferentes tipos de serviços totalmente gratuitos, como emissão de documentos, juizado de pequenas causas e exames preventivos. Além disso, as crianças que não tomaram a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil poderão ser imunizadas.

Entre os exames que serão oferecidos destacam-se aferição de pressão arterial, teste de glicemia e colesterol, medição de Índice de Massa Corporal (IMC) e ultrassonografia para gestantes, todos com acompanhamento e orientação de profissionais da área médica.

A estética também terá espaço especial nesta edição da Feira. Haverá tendas de corte de cabelo, limpeza de pele, massagem e maquiagem, inclusive para crianças. Na última edição da Feira, em 2009, foram efetuados cerca de 20 mil atendimentos.

“Vamos aproveitar reunir diferentes serviços em um só local, de grande circulação, para atingir o maior número possível de pessoas, orientando-as gratuitamente sobre seus direitos e sua saúde”, afirma a diretora de apoio técnico do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, Elizabeth Kumiko Yamada.

O horário de atendimento da Feira de Cidadania e Saúde é das 10 às 20 horas, no sábado, e das 14 às 20 horas no domingo. Os Shoppings Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé ficam na avenida Radial Leste, na Zona Leste, integrados a estação Tatuapé do Metrô.

Da Secretaria da Saúde