Yasmin é o nome da filhote de camelo do Zôo Safári

Nome foi escolhido em votação por 126 crianças

qua, 04/03/2009 - 19h06 | Do Portal do Governo

A bela filha de Estela e Aladim, o simpático casal de camelos do Zoo Safári, chama-se Yasmin, que significa flor de jasmim. O nome foi escolhido em votação por 126 crianças que visitaram o parque durante os meses de janeiro e fevereiro. Um total de 339 crianças participaram da escolha, votando ainda em Rani, que obteve 103 votos, em Shakira, que teve 69 votos, e em Thalia, com 41 votos.

O anúncio do nome foi feito durante o feriado prolongado de carnaval, no dia 24 de fevereiro, às 15 horas, em frente à lanchonete do parque. Na ocasião, Giovanna Nicoly da Silva Leite, que foi uma das 126 crianças que votaram no nome Yasmin, foi sorteada com uma camiseta do Zoo Safári, ingressos para o Zoológico e um “kit” com vários brindes.

Para participar do “batizado” da filhote de camelo nascida em dezembro de 2008, as crianças, com até 12 anos de idade, preencheram uma cédula indicando o nome preferido. O objetivo da promoção foi de promover a conscientização da população, especialmente das crianças, para as questões ambientais e incentivar o respeito aos animais.

Os camelos, como Yasmin e seus pais Estela e Aladim, são animais herbívoros, diferentes dos dromedários que possuem apenas uma corcova. Esses animais chegam a atingir 2,5 m de altura e peso que varia de 300 a quase 700 quilos. Vivem em bandos, denominados cáfila, e aguentam condições climáticas extremas, em regiões onde as temperaturas no verão podem chegar a 60 ºC de dia e à noite são inferiores a 0 ºC. São nativos de áreas secas e desérticas da Ásia.

São animais adaptados à vida no deserto. A sua pelagem esparsa e suave facilita a refrigeração do corpo, as patas de base larga impedem que se enterrem na areia e pestanas longas protegem os olhos do animal durante tempestades de areia. Os camelos foram domesticados para utilização como meio de transporte à semelhança do cavalo, sendo ainda produtores de leite e de carne. Chegam a viver 50 anos.

Da Secretaria do Meio Ambiente