Yan Pascal Tortelier será o novo regente da Osesp

O maestro é regente emérito da Filarmônica da BBC, da qual foi regente titular entre 1992 e 2003.

dom, 01/02/2009 - 11h06 | Do Portal do Governo

O Conselho de Administração da Fundação Osesp acertou a contratação de um profissional de expressão internacional para o posto de regente principal para as temporadas de 2009 e 2010. Será o maestro francês Yan Pascal Tortelier, de 61 anos, regente emérito da Filarmônica da BBC, da qual foi regente titular entre 1992 e 2003.

Tortelier deverá conduzir oito programas à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em 2009, na Sala São Paulo, e 12 programas em 2010.

Além de contratar um novo regente principal, o Conselho concluiu as negociações para contar com a consultoria de dois profissionais internacionais em 2009 e 2010 para a tomada de decisões no campo da direção artística: Timothy Walker, diretor executivo e artístico da Filarmônica de Londres, e Henry Fogel, ex-presidente da Liga Americana de Orquestras.

Fogel também foi diretor-executivo das Orquestra Nacional de Washington (no período Rostropovich) e da Sinfônica de Chicago por 18 anos (no período Georg Solti e Daniel Barenboim).

Ambos darão consultoria contínua à Fundação Osesp ao longo dos dois anos e participarão da elaboração da temporada de 2010. Integrarão também o Comitê de Busca para a identificação de um diretor artístico, com contrato previsto para se iniciar em 2011.

O Regente Principal: Yan Pascal Tortelier acaba de concluir um período de três anos como principal regente da Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Atuou à frente de muitas das principais orquestras européias, tais como a Sinfônica e a Filarmônica de Londres, a Orquestra de Paris, a Royal Concertgebouw, a Fillarmonica della Scala e a Filarmônica de São Petersburgo, e também conduziu algumas das principais orquestras dos Estados Unidos, como as filarmônicas de Los Angeles, de São Francisco e de Baltimore e a Orquestra de Baltimore.

Em 2008, Tortelier regeu a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp em dois programas, na qualidade de regente convidado, e teve desempenho marcante.

Seu estilo de condução teve forte empatia com a orquestra e resultou em concertos muito bem avaliados pela crítica e aclamados pelo público. Seu excelente desempenho artístico e seu entendimento rápido com o corpo da orquestra foram decisivos para sua escolha.

Nascido em uma família de músicos, Yan Pascal Tortelier iniciou seus estudos de piano e violino aos quatro anos de idade. Aos 14, ganhou o primeiro prêmio para violino do Conservatório de Paris. Após estudar música com Nadia Boulanger, foi aluno de regência de Franco Ferrara em Siena, Itália.

O regente é autor de uma orquestração para um trio de piano de Ravel, feita em 1992 que ganhou prestígio mundial e é executada com frequência nas principais salas de concerto do mundo.

Sua discografia, lançada por diversos selos, inclui obras de Poulenc, Dutilleux, Saint-Saëns, Gershwin, Hindemith, Honegger, Holst, Rimsky-Korsakov, Respighi e Lutoslawski, além de ciclos completos de Débussy e de Ravel.

A contratação de Tortelier para 2009 e 2010 é parte de um processo de reorganização da Osesp. O Conselho de Administração da Fundação Osesp está trabalhando na construção de uma nova estrutura artística, tanto para 2009 e 2010 quanto para os anos subsequentes, incluindo a instituição de um Comitê de Busca de um diretor artístico para 2011.

Novas decisões serão tomadas em breve e serão informadas imediatamente ao público pela Fundação Osesp, assim que os estudos e as negociações estiverem concluídos.

Timothy Walker: Diretor executivo e artístico da Filarmônica de Londres desde 2002, foi o fundador e principal executivo da World Orchestras, companhia responsável pela realização de temporadas internacionais de orquestras na Ópera de Sydney e na Melbourne Concert Hall.

Durante seu mandato levou à Austrália a Orquestra Sinfônica de Pittsburgh, a Orquestra Sinfônica da BBC e a Filarmônica de Israel. Também foi gerente-geral da Orquestra de Câmara Australiana entre 1989 e 1999.

Henry Fogel: Foi presidente da Liga Americana de Orquestras de 2003 a 2008, onde havia sido presidente do Conselho de Administração entre 2001 e 2003, também foi diretor executivo da Orquestra Nacional de Washington, entre 1981 e 1985, e da Sinfônica de Chicago por 18 anos, a partir de 1985, sendo o grande responsável pelo seu fortalecimento.

É professor da faculdade de Performing Arts da Roosevelt University em Chicago. Em1990 foi eleito pela revista Business Week como um dos cinco melhores administradores culturais dos EUA.

Da Fundação Osesp