Yamandu Costa e Juan Falú abrem temporada do Conexão Latina

Apresentação será nesta sexta-feira, 28, no Memorial da América Latina

sex, 28/03/2008 - 15h55 | Do Portal do Governo

A primeira edição de 2008 do projeto Conexão Latina reunirá o violonista gaúcho Yamandu Costa e o compositor e violonista argentino Juan Falú na sexta-feira, 28, às 21h00, no Memorial da América Latina, na capital. Os ingressos para o show custam R$ 10,00.

O compositor e violinista Juan Falú é uma autoridade da música folclórica de raiz na Argentina. Empunhando seu violão de 7 cordas, Yamandu Costa vem cada vez mais conquistando ouvidos refinados com suas interpretações performáticas de choros, bossa nova, sambas, milongas e chamamés.

Elo musical: o projeto Conexão Latina promove mensalmente o encontro de artistas e grupos latino americanos que sobem ao palco do Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, dispostos a estabelecer um “diálogo musical”, revelando o que há em comum entre suas composições, interpretações, arranjos e performances.  A edição de 2007 apresentou 8 shows contabilizando  cerca de 6900 pessoas.

Além de proporcionar à capital paulista um contato mais próximo com a cultura musical do continente, a série Conexão Latina permite a troca de informações e experiências, fortalecendo a integração cultural entre os países latino-americanos.

Juan Falú

Compositor e violonista, Juan Falú é uma das referências fundamentais da música argentina. Suas  composições recriam as raízes musicais de seu país e integram o repertório dos mais destacados intérpretes do folclore argentino. Como intérprete, revela um profundo conhecimento das músicas de sua terra revestindo-as com um vôo criativo e uma capacidade tal de improvisação, que chegou a ser definido como um “compositor em tempo real” pelo grande violonista argentino Eduardo Fernandéz.

Realizou concertos em mais de 20 países das Américas, Europa, África e Ásia. Em 2000, obteve o prêmio Nacional de Música outorgado pelo governo argentino. Seus discos foram mencionados entre as melhores produções de seus respectivos anos pela imprensa argentina e pelos meios internacionais especializados. O artista tem obras editadas na Argentina, França, Bélgica e Costa Rica. Dirige o festival “Guitarras Del Mundo” – considerado o maior encontro internacional do gênero – e é docente no Conservatorio Manuel de Falla de Buenos Aires, onde colaborou na criação da primeira carreira superior de folclore e tango da cidade.

Yamandu Costa

Considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro, Yamandu Costa é uma referência mundial na interpretação da nossa música, que domina e recria a cada performance. Quem o vê no palco percebe seu incrível envolvimento, sua paixão pelo instrumento e pela arte. Sua criatividade musical se desenvolve livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada, explorando todas as possibilidades do violão de 7 cordas, renovando antigos temas e apresentando composições de intenso brilho, numa performance sempre apaixonada e contagiante.

Revelando uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, participando de grandes festivais e encontros, tornando-se vencedor dos mais relevantes prêmios da musica brasileira. Entre os destaques de sua carreira está a participação no “Melbourne Jazz Festival”, em 2007 e o convite para ser solista da Orchestre National de France sob regência de Kurt Masur, também em 2007, durante o concerto “Anistia Internacional”, em Paris.

SERVIÇO

Conexão Latina: Yamandu Costa e Juan Falú

Data:  28 de março, sexta, 21h

Local: Auditório Simón Bolívar

Ingressos: R$ 10,00 (Bilheteria: dia 27, das 14h às 19h, e dia 28, a partir das 14h)

Fundação Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (ao lado do Metrô). Entrada: portão 12 (estacionamento pago: portão 14). Tel. (11) 3823-4600, www.memorial.sp.gov.br.

Do Memorial da América Latina

(I.P.)