XV Festival de Artes destaca cultura popular em Itu

Evento criado pelo maestro Eleazar de Carvalho apresenta espetáculos de música popular, teatro, cinema e circo

qui, 10/07/2008 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Cultura realiza, a partir desta sexta-feira,11, a 15ª edição do Festival de Artes de Itu, evento criado pelo maestro Eleazar de Carvalho em 1993. Realizado em parceria com a prefeitura do município, o festival abrange atividades nas áreas de música, circo, teatro e cinema.

O festival será realizado durante três semanas (11 a 13, 16 a 20 e 23 a 26 de julho) e terá um forte caráter de formação, com oficinas de música, teatro e circo. Na área musical, as aulas das oficinas serão ministradas por músicos e regentes com o objetivo de formar uma orquestra que se apresentará no encerramento do evento. Essas oficinas também desenvolverão um trabalho de música de câmara (duos, trios, quartetos, etc) e de formação de grupos de cordas e de sopros com percussão.

“Queremos fortalecer cada vez mais este festival tradicional e torná-lo uma referência na agenda cultural do Estado”, afirma André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC), órgão da Secretaria de Estado da Cultura.

Na abertura, dia 11/7, a Banda Sinfônica do Exército fará uma apresentação no Regimento Deodoro, no Centro de Itu. As atrações prosseguem, no sábado, com encontros de violeiros e show do grupo Releitura – formado por músicos de Salto – e do Coral de Vozes de Itu. No domingo, o encerramento das atividades da primeira semana, será com o espetáculo circense Il Viaggio. Na parte musical, o grupo União de Artistas, em atividade desde 1912, interpretará composições eruditas e populares.

PROGRAMAÇÃO

Um dos pontos altos do festival serão as apresentações de violeiros, vindos de diversas regiões do estado, como a Orquestra de Viola Caipira de Pedra Bela e a Orquestra de Viola Caipira Canto da Terra, de Piracaia. Também participarão artistas consagrados da MPB, como Tetê Espíndola, Demônios da Garoa, Marina de La Rivae Almir Guineto.

Na parte dedicada ao cinema, serão projetados filmes de Amacio Mazzaropi, como Jecão, um fofoqueiro no céu e O Corintiano, além do longa Tapete Vermelho, dirigido por Luiz Alberto Pereira, em homenagem ao ator.

As atrações serão realizadas em ambientes fechados e ao ar-livre no centro histórico de Itu e na Administração Regional Cidade Nova, localizada fora da área urbana da cidade.

Veja a programação completa do XV Festival de Artes de Itu no site da Secretaria de Estado da Cultura: www.cultura.sp.gov.br

XV FESTIVAL DE ARTES DE ITU

Realização: Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura Municipal de Itu

Abertura: 11 de julho, às 20h 

Encerramento: 26 de julho

Locais: 

Regimento Deodoro (Praça Duque de Caxias s/n, Centro)

Largo do Carmo

Unicine (Av. Prudente de Moraes, 210, Vila Nova)

Palco na Cidade Nova (Av. Paz Universal com Rua Franca)

Administração Regional Cidade Nova (Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, km 14)

Colégio Almeida Júnior (Rua Cruz das Almas, 316)

Biblioteca Comunitária Professor Waldir de Souza Lima (Rua Floriano Peixoto, 238)

Da Secretaria da Cultura

C.C.