Xilogravuras e performances movimentam a Estação Brás

Usuários assistiram à apresentação ao som de saxofone, gatia e violão

qua, 11/07/2007 - 13h26 | Do Portal do Governo

Na tarde da terça-feira, 10, os usuários da Estação Brás da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) tiveram uma surpresa ao passar pelo Espaço Cultural. Ao som de saxofone, gaita e violão, 20 integrantes do grupo de dança-teatro Minik Momdó iniciaram a performance “Do Brás à Luz: duas instalações e um percurso”, que lembrava o tema ferrovia, enquanto a instalação artística Cidade Expandida, com xilogravuras de Cleiri Cardoso e Yili Rojas, foi aberta ao público.

 

“A maneira silenciosa como eles começaram a dançar me chamou a atenção. Ter uma apresentação dessa em um espaço público é maravilhoso. Apesar de as pessoas não terem muito tempo para assistir, é uma forma de colocar a arte em evidência”, observa o usuário Gilberto Tomé. Amante de teatro, Larissa Sampaio também parou para admirar a cena. “Essa é a primeira vez que vejo um evento aqui. E é necessário. São Paulo pede um pouco de arte”.

 

A grande caixa de madeira, medindo 3,0m x 6,0m x 3,5h, despertou o interesse de quem passava pelo local. Nas paredes internas, textos e gravuras que traduzem a movimentação dos trens e o dia-a-dia da CPTM. A exposição ficará em cartaz por 30 dias.

 

“Está muito lindo. Nós somos fãs de gravuras e do trabalho das artistas”, comentou Ana Paulo do Val, que estava acompanhada da amiga Andréa Moassab. “Gostei muito das cores fortes, dos tamanhos e dos textos”, disse Andréa.

 

Satisfeita com o resultado do trabalho, a artista Yili Rojas comenta que a instalação fecha um ciclo. “São seis meses de trabalho que se encerram. No início, parecia inatingível”. Mas ela ressalta que não pretende parar por aí. “Foi só um começo”.

 

Cidade Expandida

Desde dezembro do ano passado, as artistas vêm registrando em desenhos, textos e fotografias a movimentação dos trens e o dia-a-dia da CPTM. Percorrendo as seis linhas da companhia, elas conheceram não só os pontos extremos da metrópole, como também visitou os pátios e áreas internas da empresa. Dessa vivência, a dupla extraiu um conjunto de imagens, códigos e palavras que se transformaram em xilogravuras.

 

O projeto denominado Cidade Expandida foi premiado pelo PAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. As artistas também o inscreveram no edital canadense da galeria PRESS Papier e foram selecionadas. Agora Cleiri Cardoso e Yili Rojas se preparam para embarcar para Quebec, em abril de 2008. A instalação ficará exposta na galeria, onde os canadenses, a exemplo dos paulistanos, terão contato com o resultado das pesquisas desenvolvidas pela dupla no interior da CPTM, enquanto elas aproveitarão o tempo de residência para pesquisar o universo da ferrovia, naquela cidade.

 

Performance

Depois das 19 horas, o grupo embarcou rumo a Estação da Luz, onde continuou com as performances, na plataforma 04. Após a apresentação, os participantes seguiram para a Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, onde encerraram a apresentação. “Do Brás à Luz: duas instalações e um percurso” integra um processo de pesquisa, que consiste no desenvolvimento de uma linguagem coreográfica por meio da interferência poética em espaços não convencionais.

Da CPTM