Xavantes comemoram Dia do Índio construindo a ‘Casa de Farinha’

Aviso de Pauta - 19 e 20 de abril

qui, 13/04/2000 - 13h53 | Do Portal do Governo

Juruá em tupi é a embocadura larga, a grande foz – o ponto em que um rio deságua no mar; o encontro das águas doces com as salgadas.

Juruá é a metafora usada para definir o encontro de culturas que estará acontecendo nos dias 19 e 20 de abril no Parque da Água Branca.

Como parte das comemorações dos 500 anos, O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura em parceria com a ONG Abaçai Cultura e Arte, promoverá nos dias 19 e 20 de abril uma programação especial denominada Juruá – Encontro de Cultura em homenagem ao dia do Índio, no Pq. da Água Branca.
Para comemorar a data, os índios Xavantes, por iniciativa do Cacique Domingos Mahoro, construirão no espaço contíguo à casa de pau a pique uma ‘Casa de Farinha’ (rancho onde os caboclos aprenderam a produzir a farinha de mandioca para consumo próprio). O objetivo do cacique é resgatar a presença da cultura indígena na sociedade.
As atividades têm início às 10 horas, com a chegada dos Xavantes de Presidente Prudente. Às 11 horas terá início a construção da Casa de Farinha, cujo término está previsto para a quinta-feira (20). O público poderá participar, interagindo com a comunidade Xavante.
Vale ressaltar que além da demonstração de técnicas de produção artesanal, os índios também estarão comercializando seus produtos durante todo o dia, no período de construção da Casa de Farinha.
A entrada é gratuita.

Data: 19 e 20 de abril
Horário: 10 horas
Local: Parque da Água Branca – Av. Francisco Matarazzo, nº 455 – São Paulo-SP